Otimizar ou transformar: quem serão os protagonistas da jornada digital?

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A transformação digital está sacudindo o ambiente de negócios e a própria sociedade. Segundo o professor da Kellogg, o indiano Mohanbir Sawhney, as organizações precisarão se adaptar para sobreviver ou continuar inovando. De acordo com ele, "mais de dois terços da inovação disruptiva vem de empresas já estabelecidas. Essas empresas olharam para seus próprios negócios e conseguiram transformá-los, a fim de tirar vantagens competitivas."

Um pensamento povoa cabeças de CEOs em todo o mundo: "se você não gosta de mudanças, vai odiar a extinção", diz Charles Feld, fundador do The Feld Group Institute, uma empresa para desenvolvimento de lideranças que trabalha com corporações globais para desenvolver líderes de negócios e de TI da próxima geração. Esta afirmativa dá o tom da importância e da prioridade que o assunto tem na cabeça dos líderes empresariais de hoje.

Mas quais os protagonistas nesta jornada? Quem nas organizações vai liderar esse processo?

Pesquisa recente do Gartner demonstra que 63% dos líderes nas empresas pensam em fazer mudanças em seus modelos de negócio. Enquanto apenas 11% estão realmente realizando algum tipo de transformação, 66% pensam que estão fazendo. Mas isso não é necessariamente ruim, já que usar a tecnologia digital para otimizar o negócio também faz parte da jornada digital das companhias. É importante, contudo, diferenciar os conceitos de transformação e otimização. São estratégias diferentes com resultados igualmente distintos. Enquanto uma atua no modelo operacional existente, melhorando-o, reduzindo custos e aumentando o fluxo de receitas existentes, a outra define um novo modelo de negócios, envolvendo produtos, serviços e fluxos de receitas, resultando em uma nova forma de operação, às vezes disruptiva, outras vezes, nem tanto.

Ao lado do CEO, o CIO e as áreas de TI são stakeholders fundamentais. Eles são aqueles que determinam o início da jornada, e a viabilizam. Mas não são eles que fazem acontecer sozinhos. O GPS desta jornada é baseado em uma triangulação de três pontos: a tecnologia, o negócio e a experiência do cliente. Assim, seja qual for a estratégia digital adotada por sua organização, prepare-se para envolver todas as áreas: de TI ao desenvolvimento humano e organizacional; do marketing e vendas a operações. Sejam empresas industriais ou de serviços, baseadas em aplicativos ou não, algumas dessas áreas já assumiram seus lugares. Outras não.

As empresas vão mudar para que se tornem digitais. Dentre essas mudanças, conforme divulgado por especialistas no Gartner Symposium, conferência realizada em outubro último em SP, a transformação na forma de trabalho é uma das mais significativas. Estruturas atuais se quebrarão e novas tendências vão se tornando realidade: equipes multidisciplinares trabalhando sob demanda de qualquer lugar, novas especialidades, necessidade constante de novas qualificações, robotização e inteligência artificial levarão ao que os analistas chamaram de "We Working".

Este movimento irá mudar o modelo de gestão, trabalho e operação das empresas nos próximos anos. Empresas que se transformam em organizações ágeis vão sair na frente e serão mais competitivas. Às vezes mais envolvidos com o dia a dia operacional na gestão das pessoas, o pessoal de RH precisa tomar consciência do papel de protagonista nesta jornada e ocupar este lugar imediatamente. Assim como outras, equivocadamente consideradas como "de apoio", áreas de desenvolvimento humano e organizacional estão demorando a se engajar nesse processo por acreditarem que não estão na cadeia de valor. Talvez não no passado, mas certamente no futuro não só estão, como são fundamentais para a criação de valor!

Enio Klein, CEO da Doxa Advisers, Gerente Geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

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