Black Friday: consumidores procuram reviews de produtos e lojas antes da compra

0

O brasileiro parece estar mais pé no chão quando o assunto é Black Friday. Em vez de ser seduzido somente pelas ofertas do evento oficial de descontos do ano, as consultas de avaliações (ou reviews) de produtos e de lojas têm se tornado grandes aliadas na decisão de compra do consumidor. Os depoimentos vão desde a qualidade do produto, termos de garantia, atendimento da loja e agilidade na entrega, até minúcias contadas em depoimentos detalhados, como sobre o encaixe da tampa do liquidificador, ou se o material do produto é de boa qualidade ou não, entre tantas outras opiniões sobre o custo benefício das aquisições. 

A pesquisa Comportamento do E-consumidor na Black Friday, realizada com 600 e-commerces brasileiros, entre os quais, mais da metade dos 50 maiores e-commerces, aponta que na Black Friday de 2018 foram contabilizadas 12 milhões de leituras de avaliações de produtos e lojas, sendo mais de 1 milhão durante a quinta-feira e a sexta-feira, data oficial do evento. A amostra foi baseada no acesso de 40 milhões de usuários únicos durante todo o mês de novembro do último Black Friday, e 7 milhões de usuários nos dois dias anteriores ao evento. (*ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).

Fernando Shine, CEO da Yourviews, empresa da Hi Platform que oferece reviews de produtos e lojas, e foi responsável pelo levantamento, prevê um aumento de 32% na consulta por avaliações no Black Friday de 2019. Segundo o especialista, o número foi projetado com base nos dados de outros órgãos como a Nielsen e Google em relação ao ticket médio, faturamento e quantidade de consumidores que passaram aderir ao evento. Além disso, uma das razões intangíveis é a perspicácia do consumidor em relação aos benefícios da consulta prévia da reputação sobre os produtos e lojas para a satisfação de compra e também do crescente engajamento do consumidor em expor suas experiências para terceiros. "A avaliação é genuína, ou seja, imparcial, autêntica e detalhada dos produtos. Os consumidores são os influenciadores na decisão de compra", frisa Shine.

"O evento coloca em prova toda a operação, desde de suportar a quantidade de acessos ao e-commerce até o cumprimento do prazo estabelecido com o consumidor para a entrega do produto. É importante frisar que os esforços não devem ser apenas para atender a sazonalidade. As mudanças precisam pensadas para após o evento. É importante destacar que a Black Friday é a porta de entrada para novos consumidores terem a primeira experiência na loja.", reforça Shine.

"Vejo também uma postura mais centrada na reputação dos produtos e da loja e na experiência de compra, do que somente no preço oferecido nessa época do ano. Além disso, também estamos percebendo um brasileiro mais disposto a compartilhar suas percepções e, ainda, muito mais as percepções positivas que tiveram durante a jornada de compra do que as negativas, um comportamento diferente dos últimos anos, quando a interação com as marcas era mais com o objetivo de reclamar do que para elogiar", completa. Segundo o mesmo levantamento, na avaliação de produtos e de lojas, cerca de 91% e 96% das avaliações lidas eram positivas, respectivamente.

Segundo uma pesquisa, também da Yourviews, tendo como base quatro milhões de consumidores que utilizam plataforma de reviews no processo de compra, 92% dizem confiar na palavra de outros consumidores que fazem avaliações. O levantamento apontou ainda que 37% dos consumidores afirmam sempre checar as avaliações antes de adquirir um produto.

Outros dados do levantamento: não só as avaliações, mas o levantamento com os 600 e-commerces conseguiu mapear um faturamento de R$ 500 milhões, sendo de R$ 270 milhões na quinta e na sexta-feira do evento, além de 33 mil perguntas respondidas pelas lojas virtuais aos consumidores durante o período de amostragem. Foi convertido um percentual de 10,6% em vendas baseado nessas interações entre marcas e consumidores, o que representa 8 vezes mais que a conversão média do mercado*

Dicas para fazer das avaliações no momento da compra

Para consumidor:

Após verificar produto e preço, pesquise sobre o que outros consumidores falam sobre a qualidade do produto, o tempo de entrega, a garantia, atendimento da loja, entre outras informações que são importantes para você. Caso não encontre facilmente as avaliações, entre em contato com o e-commerce, antes de efetivar a compra.

Nem todo produto ou loja agradam a todos. Dessa forma, estabeleça também um filtro do que está lendo. Cada consumidor leva em consideração um ponto ou outro em sua jornada de compra. O que é ruim para um, pode não ser relevante para você e vice-versa.

Leia avaliações de consumidores que possuem as mesmas necessidades que você. Caso o e-commerce disponibilize, leia os reviews de pessoas que possuem as mesmas necessidades. Alguns e-commerces dividem reviews por avaliações de produtos para quem tem pele seca, pelo oleosa, ou cabelo liso, por exemplo. Assim, o depoimento do outro consumidor será mais eficaz para sua decisão de compra.

Verifique se a empresa é atenta aos comentários das demais pessoas. Isso demonstra se a marca é ou não preocupada com a experiência de compra de seus clientes e na melhoria dos produtos e serviços, para se certificar se vale a pena investir em um produto da marca.

E, após a compra do produto, não esqueça de fazer também sua avaliação, contando sobre a jornada de compra (se o produto chegou no prazo estabelecido e em boas condições, se o SAC atendeu no prazo, entre outros itens) e sobre a experiência com o produto em si (se o produto atendeu às especificações descritas no site, e o custo-benefício é satisfatório, etc).

Para dono de e-commerce:

Construa um ambiente para acesso fácil e ágil para a leitura das avaliações de produtos e da loja. Caso sua loja virtual não ofereça essa possibilidade, existem plataformas especializadas no serviço, com valores acessíveis.

Personalize o campo de reviews. Dependendo do seu segmento, eles podem ser organizados por perfil do consumidor. Isso facilita a busca do consumidor, bem como torna a consulta muito mais assertiva.

Nunca desconsidere nenhuma avaliação, mesmo sendo negativa. No lugar, considere as avaliações meios fundamentais para a melhoria dos produtos e serviços.

Tenha um responsável por acompanhar e responder as dúvidas, reclamações, solicitações e sugestões feitas durante as avaliações. A interação é fundamental.

E nunca esqueça. A avaliação ajuda o consumidor na decisão de compra. Mas sempre disponibilize na página principal de sua loja os canais de contato com a empresa, seja telefone, e-mail, chat, chatbot, ou aplicativo de mensagem. Se possível, disponibilize vários canais, para que o consumidor tenha opções diferentes e possa escolher por qual canal ele prefere falar com sua loja.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.