Rodobens migra 90% de seu datacenter para a nuvem

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A Rodobens, um dos maiores grupos empresariais da América Latina, investiu em sua estratégia de inovação para continuar competitiva no segmento de serviços financeiros e varejo automotivo. O principal passo deste projeto tem como eixo a transformação digital que passou pela migração total do datacenter físico para o Microsoft Azure, utilizando a prática de re-hosting, em um processo de alta complexidade, considerando o porte da Rodobens, com sete unidades de negócios no setor financeiro e de varejo automotivo – Banco, Consórcio, Corretora de Seguros, Leasing & Locação, Automóveis, Veículos Comerciais e Seminovos.

A SoftwareONE iniciou a migração para a nuvem, em escala, de toda a estrutura da Rodobens, criando um inventário compatível com a capacidade da companhia, incluindo o redesenho de plataformas que precisariam ser substituídas para se adequarem ao novo ambiente e descontinuidade de alguns serviços de infraestrutura.

"Desde 2017, a Rodobens assumiu o desafio de levar adiante um amplo programa de TI, que é um pilar estratégico para a Transformação Digital da empresa hoje em dia, com o objetivo de intensificar o relacionamento com o cliente, modernizar as metodologias de trabalho e fortalecer a marca junto ao público. O time de tecnologia da empresa identificou a necessidade de realizar uma grande mudança na arquitetura de TI para que este plano fosse viável", conta o CIO da Rodobens, Marcos Adam.

Uma das principais medidas adotadas pelo grupo para estabelecer as bases do programa foi a migração de todas as operações para a nuvem, que assumiu o lugar da estrutura on premises utilizada anteriormente. "Precisávamos de um ambiente seguro, mais escalável, mais flexível e dinâmico para o contexto de negócios que iríamos vivenciar", explica Adam. Desta forma, no final de 2018 a empresa começou a transferir gradualmente mais de 150 sistemas de gestão para o ambiente do Azure, com o apoio da SoftwareONE. Hoje, mais de 90% das operações funcionam na nuvem da Microsoft. A implementação foi feita ao longo de 10 meses.

Segundo Adam, a flexibilidade do Azure na gestão de processamento tem oferecido às atividades do grupo um dinamismo que não seria possível no modelo on premises. "Agora, eu posso responder aos picos de negócio com muito mais facilidade", avalia. "Por exemplo, no varejo automotivo, os negócios costumam ser fechados no último dia do mês. Então nesse período precisamos otimizar a performance. Tivemos um grande ganho nesse sentido."

Outra mudança considerada fundamental para o sucesso do programa de Transformação Digital da Rodobens foi a adoção do Office 365. A solução de modern workplace da Microsoft proporciona maior colaboração, autonomia, produtividade e integração entre os processos. De acordo com o CIO do grupo, as ferramentas começaram a ser usadas naturalmente pelos colaboradores. "A gente quis provocar a adoção livre, para depois dividir as melhores práticas com todo o grupo", conta Adam.

A oferta de modernização em escala da Rodobens, inclui recursos de Power BI à integração de caixas de correio com a migração de 3,680 usuários para o Office 365 E3 com todos os recursos de comunicações unificadas. Além disso a oferta de segurança foi um diferencial, que contempla o Exchange Online Protection com a configuração de até 120 regras; e o EMS E5 full para atender os requisitos de segurança da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que já era uma preocupação da Rodobens.

Todo esse portfólio é gerenciado pela plataforma Pyracloud da SoftwareONE, que fornece informações e insights de planejamento e administração de software, simplificando o processo de alocação anual de produtos no Microsoft Enterprise Agreement (EA) para cada unidade de negócios específica da Rodobens, além de ferramentas que permitem que o cliente planeje e administre continuamente futuras atualizações de software. Por meio do Pyracloud, hoje a Rodobens consegue mensurar seu consumo anual de Microsoft Azure (mais de US$ 1 milhão de dólares).

Na visão de André Fernandes, fundador LATAM e Presidente do Conselho da SoftwareONE Brasil, os serviços de Infraestrutura Gerenciada adotados usam padrões de melhores práticas, métodos de implantação e controles operacionais para assegurar que os ambientes de clientes como a Rodobens permaneçam seguros. Revisões mensais do serviço com o gestor de sucesso de cliente são utilizados para conferir o desempenho e as recomendações do nível de serviço, segurança e, otimização e agenda de mudanças planejadas.

"Acredito que o sucesso de um projeto de migração de datacenter como este pode ser resumido da seguinte forma: ter claro o modelo de arquitetura mais ajustado à sua estratégia de negócio, operação e transformação digital; avaliar em detalhes o modelo de TCO (total cost of ownership) frente às opções existentes; estabelecer desde o início um "centro de excelência" em cloud, pois é um assunto novo para todos; estudar a melhor estratégia de migração; gerir custos constantemente e otimizar sempre", afirma Adam. "Todos esses pontos foram perfeitamente realizados pela SoftwareONE e a Microsoft", finaliza o CIO da Rodobens.

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