Publicidade
Início Blogueria Como os dados podem ajudar a turbinar a gestão de pessoas

Como os dados podem ajudar a turbinar a gestão de pessoas

0
Publicidade

 

Cada vez mais o termo People Analytics tem se disseminado no mercado empresarial. Trata-se do uso de tecnologia para coletar, organizar e analisar as informações relacionadas aos funcionários de uma empresa para melhorar a performance dos colaboradores e os resultados de negócio.

Logo de início, quero deixar claro que se engana quem pensa que People Analytics é algo somente para grandes empresas. Vou me ater a um ponto específico e que todos conhecem, o recrutamento. Independentemente do tamanho, todo gestor precisa saber quem está contratando e se esse novo recurso irá realmente agregar valor ao negócio, afinal contratar errado custa muito caro porque a empresa acaba perdendo todo o tempo e recursos financeiros que foram investidos com seleção, treinamento e desenvolvimento etc.

A metodologia People Analytics tem como objetivo facilitar e tornar mais ágil a gestão dos recursos humanos, fornecendo indicadores relevantes de cada funcionário na empresa, desde o início da sua jornada, na fase de contratação, passando pelo desenvolvimento e acompanhamento, até as fases de avaliação de performance e recompensa.

Com a pandemia da COVID-19 e a consequente aceleração da digitalização nas empresas, o People Analytics tem ganhado mais espaço na agenda dos gestores das empresas que buscam tomar decisões mais precisas baseadas em dados reais e não em cenários subjetivos, também conhecido como “achismo”.

Diante disso, o papel da área de RH ficou ainda mais relevante. As equipes precisam garantir o número certo de pessoas, com as habilidades certas e nos lugares certos para que a empresa possa atingir seus objetivos de negócios. Com isso, muitas empresas estão incorporando à sua gestão o uso de tecnologia para melhorar a performance dos colaboradores e os resultados de negócio.

Na prática, os dados podem revelar rapidamente e de forma precisa respostas para uma série de informações que são fundamentais para a gestão de capital humano, como: Qual é o índice de turn-over de cada equipe? O quanto dessa rotatividade se refere a recursos que farão falta para a empresa? Quais aspectos e elementos tornam a minha empresa mais atrativa para os talentos que eu quero contratar? Como otimizar a distribuição e alocação dos meus headcounts?

Muitas vezes, chegar a essas respostas para tomar decisões baseadas em dados não é uma tarefa simples. Isso porque as informações sobre os funcionários, na maioria das empresas, estão espalhadas em diferentes sistemas que compõem a gestão de RH, como recrutamento e seleção, treinamento, folha de pagamento, gestão de performance e de benefícios etc.

Quando usado como uma ferramenta para otimizar toda a gestão de pessoas, o People Analytics oferece uma visão abrangente da gestão de pessoas com a combinação de dados dos principais sistemas de RH. Esse é, sem dúvida, uma de suas principais vantagens.

Com o People Analytics, é possível identificar comportamentos, preferências e pontos de desenvolvimento de competências dos funcionários que podem ser melhorados. No final das contas, o gestor tem em mãos dados para melhorar situações relevantes como a diminuição da rotatividade de pessoas e a atração e retenção de profissionais qualificados. Desta forma, a empresa está mais apta a aumentar o engajamento e a produtividade dos seus colaboradores.

Outro aspecto, que é crucial para o sucesso da empresa, é reter seus talentos. Uma gestão de pessoas orientada a dados é capaz de identificar os funcionários com melhor desempenho, avaliar suas competências e moldar as suas carreiras com uma melhor definição dos objetivos, treinamento e desenvolvimento e aumentos de salário baseados em mérito. Com esses insights, os gestores podem manter os funcionários motivados, enquanto expandem suas competências, preparando-os para ocupar funções mais sênior no futuro.

A aplicação do People Analytics é fundamental para o gestor tomar melhores decisões, sempre orientadas por dados que são a fotografia da empresa. Desta forma, o gestor conhece melhor o comportamento e as características de seus recursos humanos, melhorando a segurança do processo de gestão de pessoas.

Fernanda Jancso,  líder de RH da MicroStrategy América Latina.

DIGITAL WORK PLACE FORUM

A TI INSIDE promove no dia 15 de dezembro próximo a 2ª edição do Digital Work Place Forum, que vai discutir como as empresas devem implantar o novo ambiente e o futuro do trabalho. Mais informações e inscrições no site www.digitalworkplaceforum.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile