Publicidade
Início Notícias Gestão Lenovo lança servidor de 3 Petaflops com resfriamento líquido para desenvolvimento de...

Lenovo lança servidor de 3 Petaflops com resfriamento líquido para desenvolvimento de AI

0
Publicidade

O Lenovo Data Center Group (DCG) anunciou novas soluções para computação de alto desempenho. O destaque é o servidor ThinkSystem SD650-N V2 com resfriamento líquido da Nvidia A100 Direct-to-Node (DTN) para GPUs. A intenção da empresa é ajudar clientes de todos os tamanhos na construção de plataformas de deep analytics e inteligência artificial (AI).

O novo servidor ainda inclui quatro Nvidia A100 num sistema 1U montado na placa, e entrega até 3 Petaflops de desempenho computacional em um único rack, segundo o Lenovo DCG. O resfriamento líquido Neptune da empresa ainda reduz o consumo energético em até 40% enquanto mantém o poder computacional e densidade, destaca a companhia.

Outra novidade é o ThinkSystem SR670 V2, um sistema modular que suporta até oito GPUs Nvidia A100 Tensor Core ou GPUs Nvidia T4 em um único frame de 3U e entrega até 160 Teraflops de desempenho computacional. Inclui também um modelo que aproveita os trocadores de calor líquido-ar Lenovo Neptune (sem a necessidade de adicionar tubulações) para resfriar quatro GPUs A100 montadas em placas.

Segundo a fabricante, a solução pode ser interessante para pesquisas científicas. O Karlsruhe Institute of Technology (KIT), um centro de pesquisas universitário da Alemanha, planeja implementar nos próximos meses um novo sistema de 17 Petaflops, com GPUs A100 Ampere e resfriamento com água morna, com a ajuda da Lenovo e da sua parceira comercial Pro-Com.

A intenção é usar a solução no supercomputador HoreKa para apoiar pesquisas nas áreas de energia e mobilidade em engenharia, ciências de materiais, ciências dos sistemas terrestres, ciências da vida e física de partículas e astropartículas. O KIT destaca que as ferramentas de otimização do desempenho do sistema são os diferenciais para possibilitar simulações em múltiplas escalas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile