Publicidade
Início Blogueria Por que a área de Tecnologia precisa olhar para as pessoas

Por que a área de Tecnologia precisa olhar para as pessoas

0
Publicidade

É essencial humanizar as relações de trabalho na área da tecnologia para manter os relacionamentos interpessoais saudáveis no ambiente organizacional, além de contribuir diretamente na produtividade e retenção de talentos. Afinal, um olhar que se dedica ao profissional em todos os aspectos, incluindo o contexto familiar e pessoal, impacta diretamente na redução do turnover nas empresas.

São muitos os benefícios que envolvem o equilíbrio entre a saúde mental e a saúde física dos colaboradores, principalmente em um setor na qual os talentos são disputados pelo mercado de trabalho.

Utilizar a tecnologia para todos os âmbitos da vida é fundamental, mas é preciso olhar, de fato, para as pessoas, Diante disso, as empresas se preocupam cada vez mais com o cuidado humanizado, não se limitando a oferecer apenas benefícios que possam ser mensurados pelo salário, mas pela qualidade de vida.

A tecnologia, por si, não gera transformação. Mas a capacidade de abstração e navegação das pessoas que fazem o uso dela como ferramenta no dia a dia é a verdadeira capacidade de transformação nas relações de trabalho e estreitamento dos vínculos profissionais e pessoais.

É comum acompanhar empresas olhando com atenção e cuidado aos recursos humanos, pois ao investir nas pessoas fomentam tecnologia indiretamente. No que tange aos processos, também é possível enxergar um mercado nadando contra a burocratização e buscando mais fluidez e agilidade para que as pessoas tenham uma vida melhor e, por consequência, sejam mais produtivas em todos os aspectos.

A evolução do homem e da tecnologia praticamente andam juntas. A medida que o homem segue evoluindo, cresce e desenvolve-se, o mesmo acontece com a inovação. Percebo o quanto é confortável, o quanto gera novos negócios e movimenta o mundo, ao mesmo tempo que tem ligação com todos os fatores da vida e nos permite criar desde o mais simples ao mais complexo vínculo.

Ao mesmo tempo que em pessoas evoluem com o uso de novos conhecimentos, extrapolam criando obstáculos e até aumentando a complexidade da interação social como observado aumento de ansiedade e dispersão com o imediatismo que ferramentas como Whatsapp e redes sociais passaram a intensificar na sociedade, tornando as relações mais líquidas mediadas por aparelhos no ambiente digital.

A escassez de mão de obra qualificada apta para atender desde demandas mais simples a mais robustas obriga as empresas a terem diferenciais para atrair os melhores talentos em tecnologia, pois trata-se de um mercado extremamente competitivo.

As empresas que se destacam no mercado com profissionais com alto desempenho, são aquelas que proporcionam desenvolvimento de carreiras, atualização, treinamento, autonomia e consequentemente o aprendizado.

Mais fantástico é que, ao buscar o conceito de “tecnologia” definido no dicionário, um mundo muito mais amplo de possibilidades se abre:

Houaiss, sobre o termo tecnologia:

“1. Tratado das artes em geral. 2. Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3. Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Nossa era é a da grande tecnologia. T. de montagem de superfície, Inform: método de fabricação de placas de circuito, no qual os componentes eletrônicos são soldados diretamente sobre a superfície da placa, e não inseridos em orifícios e soldados no local. T. social, Sociol: conjunto de artes e técnicas sociais aplicadas para fundamentar o trabalho social, a planificação e a engenharia, como formas de controle. De alta tecnologia, Eletrôn e Inform: tecnologicamente avançado: Vendemos computadores e vídeos de alta tecnologia. Sin: high-tech.”

Portanto, mais do que entender de processos, vender serviços e fomentar negócios, o mais relevante, importante e desafiador para as empresas de inovação é no dia a dia, na operação, dar às pessoas senso de pertencimento e contribuir para suas vidas não somente profissionais, mas na trajetória pessoal por meio do propósito e como o aprofundamento no conhecimento em ferramentas e modelos de gestão aplicados à tecnologia – com a devida aplicação prática – deixa as pessoas mais próximas de alcançarem seus sonhos e objetivos. Acredito que quando as empresas entenderem este passo, daremos sentido à vida e carreiras de maneira conectada e integrada.

Diego Santos, head de Inovação e Tecnologia na Nextios.

DIGITAL WORK PLACE FORUM

A TI INSIDE promove no dia 15 de dezembro próximo a 2ª edição do Digital Work Place Forum, que vai discutir como as empresas devem implantar o novo ambiente e o futuro do trabalho. Mais informações e inscrições no site www.digitalworkplaceforum.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile