Mais uma decisão em favor do UBER contra vínculo empregatício de motorista

2

O Tribunal Superior do Trabalho proferiu mais uma decisão que afasta o vínculo de emprego entre motoristas parceiros com a Uber. A nova decisão, divulgada nesta terça-feira (16/11), negou recurso de um motorista do Rio de Janeiro, cujo vínculo já havia sido negado na primeira e na segunda instância do Tribunal Regional do Trabalho.

De acordo com o TST, ao negar o recurso foi validada a decisão do Tribunal Regional que entendeu "que o serviço era prestado sem habitualidade e de forma autônoma e que não havia subordinação jurídica" entre o motorista e a plataforma.

"O aplicativo permitia que ele ficasse off-line o tempo que quisesse, o que evidenciaria a liberdade e a autonomia de poder definir dias e horários de trabalho e de não ser obrigado a aceitar as viagens sugeridas pelo aplicativo", afirma o Tribunal.

Além de negar o recurso, o TST condenou o motorista a pagar multa prevista no Código de Processo Civil, citando jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre "litigância protelatória". O relator do caso, ministro Alexandre Ramos, argumentou que o recurso do motorista não atendia "todos os pressupostos de admissibilidade" e já havia sido julgado improcedente, de forma unânime, antes de ser apresentado ao TST.

Jurisprudência

Nos últimos anos, as diversas instâncias da Justiça brasileira formaram jurisprudência consistente sobre a relação entre a Uber e os parceiros, apontando a ausência dos quatro requisitos legais para existência de vínculo empregatício (onerosidade, habitualidade, pessoalidade e subordinação). Em todo o país, já são mais de 1.450 decisões de Tribunais Regionais e Varas do Trabalho reconhecendo não haver relação de emprego com a plataforma.

O próprio TST já reconheceu, em quatro julgamentos anteriores, que não existe vínculo de emprego entre a Uber e os parceiros. No mais recente, a 5ª Turma afastou a hipótese de subordinação na relação do motorista com a empresa uma vez que ele pode "ligar e desligar o aplicativo na hora que bem quisesse" e "se colocar à disposição, ao mesmo tempo, para quantos aplicativos de viagem desejasse".

Em março, a 4ª Turma decidiu de forma unânime que o uso do aplicativo não configura vínculo pois existe "autonomia ampla do motorista para escolher dia, horário e forma de trabalhar, podendo desligar o aplicativo a qualquer momento e pelo tempo que entender necessário, sem nenhuma vinculação a metas determinadas pela Uber".

Entendimento semelhante já foi adotado em outros dois julgamentos do TST em 2020, em fevereiro e em setembro, e também pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamentos desde 2019 – o mais recente foi publicado em setembro.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.