Primeiro Centro de Web Services será instalado no Recife

0

Pernambuco terá o primeiro centro de excelência da América Latina especializado em serviços de internet (web services), a ser instalado no Porto Digital, centro histórico de Recife. O convênio para a criação do espaço foi assinado no sábado (17) entre o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o presidente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Sérgio Cavalcante, e o presidente da Microsoft no Brasil, Emilio Umeoka.

Além do convênio ? um acordo de cooperação técnica e científica ?, o presidente da Microsoft e a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Motorola, Rosana Fernandes, assinaram uma carta de intenções que deve transformar a Motorola no primeiro cliente do Centro de Web Services (Ce.WS.).

Os serviços de internet são espécies de extensões do atual uso que é dado à internet. Não se trata de um produto, e sim de uma nova arquitetura criada para atender à demanda gerada pelo crescente ambiente competitivo entre as empresas e os países. "O impacto que esperamos é a conexão de diversos dispositivos que estão isolados hoje, criando, assim, novos serviços por meio do que nós chamamos de web services", declarou o presidente da Microsoft no Brasil.

Ele acredita que a área de web services vai ser uma nova quebra de paradigmas dentro da utilização da internet. "Estamos enxergando essa área de web services como vital no processo de posicionamento estratégico do Brasil como grande produtor e exportador de software", acrescentou Umeoka.

Fora dos Estados Unidos, a Microsoft só possui um centro de web service na Índia e outro na China. O Brasil vai sediar três: o de Recife, no Porto Digital, um em Porto Alegre (RS), e um terceiro em Campinas (SP).

Sergio Rezende disse que a criação do Centro de Web Services é mais um passo importante dado pelo Porto Digital para se consolidar como um centro de software importante no Brasil. Ele acrescentou que a iniciativa é uma das que deve contribuir para que o Brasil atinja, até o final da década, a meta estabelecida de passar de um patamar de exportação de US$ 200 milhões de dólares para US$ 2 bilhões.

O acordo estabelecido pelo Cesar e a Microsoft, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Motorola, ressaltou Rezende, cria condições para que outras empresas venham para Pernambuco, propiciando melhor qualidade do software brasileiro e maior competitividade em nível mundial.

O Cesar foi criado em 1996, e é uma entidade ligada ao Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O Ce.WS. visa criar soluções que permitam uma maior integração e troca de informações entre companhias ou órgãos do governo, possibilitando a oferta de novos serviços à população. A Microsoft pretende direcionar clientes e parceiros que pretendem usar web services para o Ce.WS., gerando demanda e troca de conhecimentos.

Sérgio Cavalcante ressaltou que a presença do MCT no projeto permite, por exemplo, que potenciais clientes do Ce.WS. possam utilizar recursos da Lei de Informática/Inovação para fazer pesquisa e desenvolvimento na área. "A integração do Cesar, Microsoft, Morotola e MCT vai permitir que Recife decole muito rapidamente na área de web services", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.