Minicom, MCTI e Fapesp destinam R$ 98 milhões a projetos de pesquisa sobre internet

0

Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Comunicações (Minicom) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) assinaram na última quarta-feira, 18, convênio que destina R$ 98 milhões a projetos de pesquisa que visem ao desenvolvimento da internet no Brasil. 

O acordo prevê que um comitê formado por membros do MCTI, do Minicom e da Fapesp vai elaborar chamadas públicas para o recebimento de propostas de pesquisa. Poderão se inscrever instituições de pesquisa acadêmicas, pequenas empresas, entidades civis e desenvolvedores de software dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A previsão é que os primeiros editais sejam lançados no fim de fevereiro de 2014.

Seis linhas de projetos foram estabelecidas para serem atendidas pelas propostas: tecnologias viabilizadoras da internet (comunicação ótica, segurança de rede); aplicações avançadas da internet (novas aplicações, como computação em nuvem e aplicações em vídeo digital de muito alta definição em artes e humanidades); comunicação em rede e cultura digital (redes sociais); políticas relativas à internet (modelos de governança de redes); software livre (pesquisa sobre desenvolvimento de softwares); e aplicações sociais de TICs (como nas áreas de saúde e educação).

Recursos

Os recursos são remanescentes do período compreendido entre 1998 e 2005, quando a Fapesp gerenciava as verbas arrecadadas com o registro de endereços IP no país. O gerenciamento passou então para a responsabilidade do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) — entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

As verbas serão distribuídas de acordo com o percentual do registro de domínios realizados pelos estados na Fapesp naquele período. "Quando a Fapesp assumiu esta tarefa, a internet contava com 27 mil domínios. Quando o NIC assumiu, em 2006, o número ultrapassava 850 mil. Hoje são mais de 3 milhões de domínios", estima Celso Lafer, presidente da Fapesp.

"A problemática que está colocada é de aprimorar o funcionamento e a gestão da internet. Fica claríssimo que o país precisa desenvolver tecnologias como de segurança de rede, uma série de questões que são fundamentais para o bom funcionamento, respeitando todos os princípios democráticos que devem reger qualquer organização, no caso a rede", afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.