Publicidade
Início Gestão Cloud Amazon Web Services disponibiliza Amazon Glacier no Brasil

Amazon Web Services disponibiliza Amazon Glacier no Brasil

0
Publicidade

A Amazon Web Services (AWS) anuncia a chegada do Amazon Glacier para a região Brasil. O serviço de armazenamento é voltado ao arquivamento de dados e backups de longa duração em nuvem, com custos reduzidos e de forma segura — apresentando resiliência de 99,999999999%, segundo a empresa.

A Amazon considera o serviço é ideal para empresas que precisam armazenar os chamados arquivos ‘frios’ por longos períodos e acessá-los rapidamente com o melhor custo benefício. Em média, o armazenamento de dados é feito por 0,0085 USD por gigabyte ao mês, o que representa uma economia de quase 80% em comparação às soluções de disponibilidade imediata de recuperação.

Clientes que utilizam o Amazon S3 já podem acessar imediatamente o Amazon Glacier por meio de políticas de gerenciamento de ciclo de vida de informação (Information Lifecycle Management-ILM). Ou seja, é possível definir nas ações de transição quando dados passam do estado “quente” (de grande necessidade de acesso) para “frio” (quando será pouco acessado ou precisa ser basicamente arquivado por um certo período).

Passado o período determinado, um ano por exemplo, ocorre automaticamente a transição de uma categoria de armazenamento para a Amazon Glacier.

Outra vantagem é o AWS Storage Gateway, serviço de armazenamento híbrido capaz de se conectar com o Amazon Glacier arquivando de forma econômica e garantindo uma cópia de segurança fácil de acessar.

Para suprir as diferentes necessidades de tempo e custo de recuperação dos dados, o Amazon Glacier oferece três modelos de acesso à informação que podem levar de alguns minutos a horas.

Para reforçar a segurança, o serviço oferece redundância, com dados distribuídos de modo automático em, no mínimo, três zonas de disponibilidade que estão geograficamente separadas dentro de uma região da AWS.

O Amazon Glacier é interessante para diversos perfis de empresas. Em especial, para as que trabalham com arquivos e mídia (como vídeos e imagens); arquivamento de informações de saúde, arquivamento para fins normativos e de compatibilidade; arquivamento físico de dados científicos, e preservação digital, além de servir para a substituição do método tradicional de armazenamento com fitas magnéticas.

Globalmente, a empresa Soundcloud é uma das que já utilizam o Amazon Glacier para armazenar e processar dados massivos. Outro exemplo de uso é da Sony DADC New Solutions, que transferiu seus arquivos completos de vídeo de 20 petabytes armazenados em fitas LTO para o Amazon Glacier e Amazon S3.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile