Publicidade

    Transformação digital permeia tendências para RH e gestão de pessoas em 2019

    0
    Publicidade

    A área de RH ou Gestão de Pessoas é altamente afetada pela transformação digital, apesar de seu foco principal ainda ser nas pessoas. De acordo com o estudo MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários 2018, 82% dos empregadores acreditam que devem ter responsabilidade pela saúde e bem-estar de seus funcionários e 96% acreditam que a empresa deve incentivar o comportamento saudável dos colaboradores.

    Essa mudança é totalmente positiva para o setor e reflete, para 70% dos gestores de RH brasileiros entrevistados pelo estudo DOM Strategy Partners, grande motivação para promover evoluções.

    Neste sentido, um grande movimento de mercado busca transformar o RH em um setor cada vez mais estratégico e eficiente, tanto para melhorar a vida dos colaboradores quanto para obter melhores resultados.

    Confira cinco grandes tendências em gestão de pessoas e recursos humanos para o ano de 2019, com foco na transformação digital. Confira as principais tendências em gestão de pessoas e recursos humanos para o ano de 2019, com foco na transformação digital.

    Automação, Inteligência Artificial e Realidade Virtual em processos de recursos humanos

    Uma das tendências mais básicas, mas que ainda não está totalmente dominada pelas empresas, é a automatização de processos mais simples de gestão e burocracia relacionados ao RH. Como é o caso de realização de cálculos, envio de documentos, organização e armazenamento de arquivos.

    Essas atividades, se automatizadas, podem promover grande otimização de tempo dos profissionais e convergir em aumento de produtividade e segurança nos processos, além de facilitar a realização de atividades que exijam a mão humana como o recrutamento e a definição de cargos e salários, visto que tudo pode estar organizado em uma planilha.

    O uso da inteligência artificial é uma das formas possíveis de automatizar o RH, pois diz respeito à criação de repetições do comportamento humano pelas máquinas. Alguns exemplos de como isso pode ser aplicado ao RH são: o uso de biometria, para identificar características de um indivíduo; a criação de bots, para buscas e análise de dados na internet ou na rede interna da empresa; e algoritmos como os do Facebook, por exemplo, que são códigos que aprendem a partir de ações dos indivíduos, sendo capazes de eliminar um candidato em um processo seletivo por identificar que o mesmo não possui a qualificação necessária predefinida.

    Além da Inteligência Artificial, tecnologias como reconhecimento facial, internet das coisas (IoT) e cloud computing também representam tendências nos setores de RH.

    Big Data e People Analytics

    A tomada de decisão com base em dados é também uma grande tendência para o setor de RH. Milhões de dados são gerados todos os dias, mas sem uma tecnologia que permita a análise desse volume de informações, eles nada seriam.

    Big Data refere-se à possibilidade de máquinas analisarem todo o volume de dados gerado nos diversos sistemas e, a partir disso, organizá-los em relatórios, planilhas e outros recursos possíveis. Dentre estes dados, estão todas as informações relacionadas aos colaboradores das empresas, que dizem respeito ao setor de RH.

    Coletá-los, organizá-los e analisá-los são as principais competências da estratégia conhecida como People Analytics e visa obter insights sobre o comportamento dos indivíduos e, a partir disso, identificar características como alinhamento cultural, necessidades de treinamento, motivos de rotatividade, entre diversas outras possibilidades.

    Desenvolvimento, motivação e treinamento

    Por falar em treinamentos, essa é mais uma das grandes tendências para o setor de RH em 2019: treinamentos para desenvolvimento de competências e lideranças.

    A tecnologia pode estar envolvida nas metodologias, mas essa tendência está focada diretamente nas pessoas e visa o seu desenvolvimento. O foco é em tornar o funcionário cada vez mais especialista em sua área de atuação, desenvolvendo competências técnicas e softskills.

    Os treinamentos funcionam também para colaboradores que já seguem uma trajetória de liderança, de forma a desenvolver cada vez mais sua capacidade de gerir, desenvolver e motivar pessoas enquanto líder.

    Engajar os colaboradores por meio de gamification, premiações e reconhecimentos também representa uma tendência que já é colocada em prática em diversas empresas.

    Outra possibilidade de treinamentos, dessa vez externos à empresa, é o investimento em educação para facilitar o processo de recrutamento para os setores de RH.

    Através de programas de capacitação, as empresas podem qualificar e selecionar os melhores profissionais para as vagas disponíveis.

    Flexibilização do local e horário de trabalho

    Trabalhar por satisfação e não somente por estabilidade é cada vez mais uma tendência entre os trabalhadores, principalmente os mais jovens, que estão entrando no mercado de trabalho. Uma tendência no mercado de RH que já vem se consolidando e deve aumentar ainda mais em 2019 por meio da tecnologia de sistemas de gestão em nuvem é o home office, também conhecido como anywhere office.

    Por meio desta prática nas empresas, é possível transportar o escritório para onde quer que o colaborador queira ou precise trabalhar, oferecendo acesso remoto a todos os sistemas e recursos de que necessita em seu dia a dia.

    Este é um benefício tanto para as empresas, que promovem essa inovação em seus ramos de atuação e podem gerar mais produtividade a partir da felicidade dos seus colaboradores, quanto para os próprios colaboradores que podem optar por trabalhar de um local que os deixe mais felizes, possuem mais flexibilidade e mobilidade.

    O que importa neste novo formato de trabalho é que os colaboradores entreguem suas tarefas de forma satisfatória. Com a ajuda de tecnologias para gestão de ponto e banco de horas, fica muito mais fácil manter controle das horas trabalhadas, visto que isso ainda segue como uma determinação contratual que deve ser cumprida.

    Employer Branding

    O investimento em estratégias de flexibilização do horário e local de trabalho e naquelas voltadas a desenvolver os colaboradores contribui também para melhorar o clima organizacional.

    A oferta de programas de saúde e bem-estar também é uma opção para proporcionar níveis mais altos de satisfação, lealdade e produtividade dos funcionários. De acordo com o estudo MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários de 2018, 80% dos colaboradores se sentem física e mentalmente capazes de realizar seu trabalho com o subsídio deste tipo de programa.

    Indiretamente, tudo isso culmina na melhoria da imagem da empresa como empregadora e, diante da alta competitividade por bons talentos, a tendência vem ainda com mais força para 2019. Parte do escopo de marketing e construção de marca das empresas, o employer branding é uma estratégia para atrair e manter os profissionais engajados.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile