De olho no avanço estrutural da tecnologia no país, a Belago Technologies, integradora que fornece soluções de TI a companhias do Brasil e do mundo, anuncia parceria com a empresa de tecnologia israelense Matics. A cooperação tem como objetivo acelerar a adoção de tecnologias de última geração para o setor manufatureiro.
Segundo estudo da Telefônica Tech realizado com 800 profissionais de tecnologia em cinco países, o investimento do setor corporativo em tecnologia da informação e comunicação (TICs) deve crescer em 57% das empresas nos próximos dois anos.
Com o objetivo de melhorar os processos manuais através da solução de Inteligência Operacional em Tempo Real (RtOI na sigla em inglês), a união entre as duas companhias oferecerá ao mercado a melhor solução para digitalização da produção conforme os preceitos da Indústria 4.0.
"O propósito da parceria é fornecer à indústria brasileira uma opção real e prática para melhoria e aumento de produtividade. A solução de excelência e experiência da Matics junto com a forte presença no mercado brasileiro e a alta capacidade em fornecer os serviços em qualquer local da Belago criam uma parceria que beneficia todos os envolvidos", explica Nimrod Riftin, CEO da Belago.
A Indústria 4.0 é um conceito que engloba a integração à manufatura de novas tecnologias, tais como Internet das Coisas (IoT da sigla em inglês), computação em nuvem, 'big data', inteligência artificial e aprendizado de máquina. A correta adoção destas tecnologias conforme os conceitos da Indústria 4.0 tem revolucionado a forma com que as empresas criam, produzem e distribuem seus produtos.
Aplicações e resultados
A partir da implementação do sistema Matics em uma linha de produção, os benefícios são imediatos e, logo nas primeiras semanas, gestores e equipe passam a sentir o impacto do aumento da produtividade de cada equipamento.
"Após plenamente utilizado e implantado, o sistema Matics possibilita que qualquer empresa tenha uma capacidade melhor de prever cenários futuros, adiantando-se aos eventos, maximizando a produtividade e lucratividade do negócio", conta Nimrod.
O sistema também possibilita um aumento da eficácia geral do equipamento de até 25% nos primeiros seis meses, além de ser uma ferramenta que permite a manutenção dos patamares de produtividade alcançados e incentiva a adoção de melhores práticas entre diferentes departamentos ou unidades.
Impacto começa na redução de custos
O sistema Matics pode gerar economias de até 25% no aumento da disponibilidade de máquinas, cerca de 10% de redução na utilização de energia e 3% no desperdício de material e sucata.
Além disso, dispõe de outros recursos, como:
• Gestão de máquinas, ferramentas e sistemas auxiliares com controle de manutenção por ciclos ou tempo de utilização;
• Acompanhamento dos parâmetros de produção com análise por controle estatístico de processo (CEP);
• Gestão do planejamento e controle da produção (PCP) com acompanhamento em tempo real do andamento da produção, simulação de cenários e otimização da utilização de máquinas, pessoas e ferramentas;
• Gestão do controle de qualidade (CQ) integrada ao sistema tanto para testes em linha quanto para testes de laboratório;
• Gestão da manutenção, fornecendo visibilidade, comunicação e acesso a todos membros da equipe. O sistema permite ainda automação da criação de tarefas com base em eventos e parâmetros do processo.
Uma vantagem adicional deste sistema é o processo de implementação e cobrança, em que o modelo de contratação é mensal e pode ter sua implementação inicial em 10 máquinas.
Deste modo, o cliente pode experimentar os benefícios do sistema com baixo investimento e praticamente nenhum contratempo em seu processo produtivo. Com a comprovação dos benefícios da operação, a expansão do sistema pode seguir para o restante da empresa.