A Interdual anuncia que cresceu 32% entre 2009 e 2010 no segmento de Análise de Negócios, uma disciplina baseada no Babok (Business Analysis Body of Knowledge), o corpo de conhecimento das melhores práticas de análise de negócios, disciplina que faz, de forma estruturada, a ponte entre a área de TI e as diversas áreas de negócio da empresa. Para atingir esta meta, insere-se um problema específico de um usuário dentro do quadro maior da lógica de negócios da empresa, de forma a ajudar a área de TI e os demais departamentos a evitar retrabalhos, atrasos e até mesmo o fracasso ou o cancelamento de alguns projetos.
Uma das empresas mais respeitadas deste mercado, a Interdual atua em todo o Brasil e atende empresas como Oi, Altavista Investimentos e Colégio Santa Cruz. Dirigida por Suzandeise Thomé, presidente do International Institute of Business Analysis (IIBA) Capítulo São Paulo, profissional com 16 anos de experiência nesta área, a Interdual destaca-se por sua filosofia de entregar ao seu cliente todo o conhecimento necessário para que os próprios funcionários da empresa dominem a área de Análise de Negócios. Suzandeise Thomé é uma das duas CBAP (Certified Business Analysis Professional) do Brasil, um dos títulos mais valorizados do mercado atualmente.
Diagnóstico da cultura
A partir de sua experiência de mercado, Suzandeise desenhou uma oferta flexível, que sempre se inicia com o diagnóstico do status da cultura de Business Analysis da empresa e ganha continuidade com a construção de uma proposta que dosa serviços de consultoria e treinamento na medida exata para atender às metas do cliente. "Trabalhamos para formar, dentro de nossos clientes, uma equipe que conheça em profundidade as melhores práticas em Análise de Negócios e que tenha condições de alçar vôo sozinha, inclusive para desenvolver sua própria metodologia nessa área", detalha Suzandeise Thomé. "Através de uma abordagem flexível, ajudamos o cliente a desenvolver todas as competências que procura na área de Business Analysis".
Ao final do processo de diagnóstico da cultura de Análise de Negócios da empresa cliente, a equipe Interdual irá desenhar uma proposta customizada para a empresa. "Conforme o caso podemos desenvolver as habilidades de uma equipe de Analistas de Negócios a partir do zero ou, então, apenas trabalhar de forma pontual a elevar ainda mais a qualidade dos profissionais que já se iniciaram nessa área", diz Suzandeise.
Experiência prática em BA
Para Márcia Arruda, coordenadora de projetos da empresa Interfile, de Business Process Outsourcing, a experiência de realizar treinamentos sob a orientação da Interdual foi proveitosa. "Os instrutores eram experientes e tinham muitos casos práticos para relatar. Esta combinação é enriquecedora tanto para quem esta iniciando na área como para quem tem 22 anos de experiência como eu. Pude escutar relatos e obter dicas sobre desafios que eu vivencio hoje ou até irei enfrentar". Segundo Márcia, essa "troca" é valorizada pelos alunos, pois colabora com a transferência de conhecimento entre o instrutor e os profissionais que buscam crescer na área de Análise de Negócios.
"Eu não teria este resultado se estivesse estudando, por exemplo, por meio da leitura de um livro; no curso da Interdual havia vida, conquistas e superação de dificuldades nas experiências compartilhadas em sala de aula", ressalta Márcia. Empenhada na melhoria contínua dos processos internos e externos da Interfile, Márcia comenta também, que esta troca de informações a ajudou muito na volta ao trabalho, para rapidamente identificar pontos delicados, questões que poderiam prejudicar o andamento dos projetos. "O conhecimento que eu adquiri por meio da Interdual me ajuda hoje a prever pontos polêmicos e já determinar ações de contornar as situações que, anteriormente, poderiam prejudicar a maturidade dos processos da Interfile.
- Nova formação