Londres Distribuidora adota ferramenta de análise de performance

0
15

Londres Distribuidora, que atua há mais de 20 anos no mercado de distribuição de artigos para festas, ampliou seu faturamento em 35% no último ano. Robinson Stocco, gerente de tecnologia da informação da empresa, atribui esses resultados principalmente à melhoria da gestão trazida pela solução da Sankhya que propiciou a melhoria dos processos internos.

Desde 2011, a empresa vem utilizando o sistema da Sankhya nas áreas comercial, faturamento, logística, compras, financeira, controladoria e força de vendas. Já utilizando a versão mais recente do software, o Sankhya Web, que permite acesso aos recursos do ERP pela internet, proporcionando mais mobilidade aos gestores para acessar informações estratégicas, a distribuidora conseguiu diminuir em 50% os erros de digitação nas solicitações de pedido, que eram feitos manualmente antes do projeto.

A automação gerada pela implantação do software também trouxe uma redução de 50% em impressões, minimizando bastante os custos com papel. "Antes era necessário efetuar a impressão do pedido para poder digitá-lo, conferi-lo e só após isso, imprimir novamente para que ele fosse separado. Hoje é preciso apenas uma impressão, pois tudo fica digitalizado no sistema", diz o executivo.

Os resultados positivos motivaram a Londres a investir na solução que funciona como um cockpit, que torna instantânea, prática e funcional a visualização de várias análises e indicadores de performance em um único local, apresentando os resultados de negócio de forma gráfica. "Tínhamos a necessidade de acompanhar todo o gerenciamento dos processos de forma rápida e visual", explica, ressaltando que o expressivo aumento da atuação da empresa em seu mercado trouxe a necessidade de visualização em tempo real da distribuição de tarefas por setor. "Optamos por uma ferramenta que nos proporcionasse uma visão estratégica do negócio, disponibilizando detalhes de desempenho separados por área, e a Sankhya atendeu nossos requisitos nesse sentido", afirma o gerente.

O processo de implementação dos painéis foi feito por uma equipe composta de especialistas e engenheiros de TI de ambas as empresas, que inicialmente por três meses fizeram testes para avaliar o desempenho da tecnologia nos processos diários. Ao todo foram instalados cerca de 80 Dashboards contemplando todas as áreas desde o comercial, passando pelo faturamento, logística, compras, financeiro, controladoria, diretoria e gerências regionais. Por meio desses painéis os gestores podem acompanhar em tempo real os principais indicadores de desempenho, como, por exemplo, a evolução do faturamento, receitas e despesas, o que facilita a tomada de decisão.

Um dos principais diferenciais do Sankhya Dashboard é a facilidade que ele oferece na construção de gráficos, permitindo que o próprio usuário faça suas pesquisas e obtenha informações ricas em detalhes, utilizando a tecnologia de "drill down". Com esse recurso, ao clicar em determinado gráfico o usuário poderá ir cada vez mais a fundo na informação. Um gerente de vendas pode consultar, por exemplo, qual a unidade regional que obteve melhor desempenho de vendas, em que cidade, quem foi o melhor vendedor e qual o produto mais vendido por ele. Diferentemente de outras ferramentas de Business Intelligence, o Sankhya Dashboard possibilita a realização de buscas dentro do banco de dados da empresa e não em tabelas dinâmicas. Dessa forma, o usuário sempre baseará suas pesquisas em informações atualizadas em tempo real. Isso é possível graças à integração com o ERP da Sankhya e a um mecanismo de aceleração desenvolvido para agilizar os processos de busca.

Deixe seu comentário