Cisco diz que plano de IoT deve definir a vocação de desenvolvimento do pais

0

Internet das Coisas (IoT) é considerada uma área estratégica para Cisco, que tem uma proposta mais ampliada para Internet de Todas as Coisas, motivo pelo qual acompanha de perto o plano que o governo brasileiro está elaborando para criar uma política para o setor.

Giuseppe Marrara, diretor de relações governamentais da Cisco do Brasil, diz que sua expectativa é que o plano crie as diretrizes para que o mercado possa investir. O plano nacional de IoT está em elaboração pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que prorrogou o prazo da consulta pública para recebimento e sugestões das entidades e da sociedade até dia 6 de fevereiro.

"Não tenho expectativa que ele traga recursos financeiros do governo para o setor, mas que crie condições competitivas, com contornos fiscais definidos, tributos diferenciado, linhas de crédito do BNDES, incentivos para educação e pesquisas, remova entraves jurídicos, ou seja, ferramentas para que a empresa privada desenvolva iniciativas para o desenvolvimento dessa tecnologia relevante para o pais".

"Mais importante que automatizar e coletar, analisar as informações com uso de big data e analytics, o verdadeiro valor do IoT é possibilitar extrair conhecimento, antever padrões, conseguir vantagens competitivas, diminuir custos e dar melhor resposta às necessidades do cidadão", enfatiza o executivo.

Para ele, o plano deve definir vocação do pais. "A Alemanha definiu que quer ser a líder da manufatura 4.0 e tem linhas de financiamentos voltadas para esse objetivo; a Inglaterra pretende transformar-se no centro financeiro mundial, um polo de atração aplicações de IoT e segurança cibernética", exemplifica.

A Cisco Brasil já investe em IoT há 4 anos, inclusive com projetos e parcerias no Brasil, como os realizados recentemente nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, onde projetos pilotos foram desenvolvidos, como bueiro inteligente, smart parking e detecção de ruídos na cidade, que continuam em funcionamento como legado para a cidade.

O Rio de Janeiro também abriga um centro mundial de desenvolvimento de IoT da Cisco, onde todos os parceiros podem testar aplicações, performance, etc, onde, por exemplo, a latência da aplicação pode se testada até o ponto máximo de ruptura e com milhões de usuários usando o data center da empresa.

Como prioridade a Cisco considera todas as áreas de negócios relevantes, mas tem um foco especial nos segmentos de educação, saúde, oil e gás, energia, grandes eventos e segurança pública, logística e smart cities.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.