Hospitais dão acesso de registros médicos às "big techs"

0

Os hospitais norte-americanos concederam à Microsoft, IBM e Amazon a capacidade de acessar informações identificáveis de pacientes sob acordos para processar milhões de registros de saúde. Segundo o The Wall Street Journal, explicando que essa amplitude de acesso nem sempre foi especificada por hospitais e gigantes da tecnologia quando os acordos foram fechados.

O escopo do compartilhamento de dados nesses e em outros acordos relatados recentemente revela um novo e poderoso papel que os hospitais desempenham – como corretores de empresas de tecnologia que estão entrando no setor de saúde de US$ 3 trilhões. A digitalização rápida de registros de saúde nos últimos anos e as leis de privacidade que permitem às empresas trocar dados de pacientes posicionaram os hospitais como um árbitro principal de como esses dados confidenciais são compartilhados.

"Os hospitais são enormes contêineres de dados de pacientes", disse Lisa Bari, consultora e ex-líder em tecnologia da informação em saúde dos Centros de Medicare e Medicaid Services Innovation Center. Os hospitais podem compartilhar dados dos pacientes, desde que sigam as leis federais de privacidade, que contêm proteções limitadas aos consumidores, disse ela. "Os dados pertencem a quem os possui."

Acordos revelados pelo Wall Street Journal

A Microsoft e Providence, um sistema hospitalar de Renton, Washington, com dados para cerca de 20 milhões de registros de pacientes por ano, estão desenvolvendo algoritmos para tratamento de câncer usando anotações médicas nos registros médicos dos pacientes. As notas não foram retiradas de informações de identificação pessoal, de acordo com a Providence.

Um acordo entre a IBM e o Brigham and Women's Hospital, em Boston, para desenvolver conjuntamente inteligência artificial, permite que o hospital compartilhe dados pessoais identificáveis ??para solicitações específicas, disseram as pessoas envolvidas no acordo – embora até agora o hospital ainda não o tenha feito e o tenha feito. não há planos atuais para fazê-lo, de acordo com funcionários do hospital e da IBM.

B.J. Moore, diretor de informações da Providence, disse que os executivos envolvidos nesse contrato planejavam inicialmente usar dados sem identificar os pacientes; depois descobriram que não podiam remover tudo das anotações dos médicos. "Não se pretendia enganar", disse ele.

Brigham and Women anunciou um acordo de 10 anos com a IBM em fevereiro de 2019. David Westfall Bates, chefe de medicina interna geral e cuidados primários do hospital, disse no ano passado que o trabalho inicial usaria dados retirados de nomes e outros detalhes de identificação. Em dezembro, Bates disse que não comentou publicamente a capacidade da IBM de acessar dados identificáveis, mas Brigham e Women seguiriam as regras federais de privacidade caso isso acontecesse. "A gestão responsável de dados é essencial para nossa missão", disse uma porta-voz da IBM.

O Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, concedeu a certos funcionários da Amazon Web Services acesso a informações de saúde que identificam pacientes individuais, disse um porta-voz de Fred Hutchinson. A Hutch, uma instituição de pesquisa com vínculos com hospitais, treinou e testou o software Amazon Web Services projetado para ler notas médicas.

Uma porta-voz da AWS disse que não usa dados de identificação pessoal protegidos pelas leis federais de privacidade para desenvolver ou melhorar seus serviços.

Mercado de dados médicos

A digitalização do histórico médico, dos resultados e dos diagnósticos dos pacientes criou um mercado em expansão, no qual gigantes da tecnologia buscam armazenar e analisar dados, com potencial para descobertas inovadoras e produtos lucrativos.

Não há indicação de irregularidades nas transações. Funcionários das empresas e hospitais dizem ter salvaguardas para proteger os pacientes. Os hospitais controlam os dados, com treinamento em privacidade e rastreamento próximo dos funcionários de tecnologia com acesso, disseram eles. Os dados de saúde não podem ser combinados independentemente com outros dados por empresas de tecnologia.

Porém, revelações recentes de que o Google tem a capacidade de acessar dados médicos de identificação pessoal sobre pacientes, relatados pelo The Wall Street Journal, levanta preocupações entre legisladores, pacientes e médicos sobre privacidade.

O Wall Street Journal também informou recentemente que o Google tem acesso a mais registros do que os divulgados pela primeira vez em um acordo com a Clínica Mayo. Autoridades da Mayo dizem que o acordo permite que o sistema hospitalar de Rochester, Minnesota, compartilhe informações pessoais, embora não tenha planos atuais de fazê-lo. "Não era nossa intenção enganar o público", disse Cris Ross, chefe de informações da Mayo.

Dr. David Feinberg, chefe do Google Health, disse que o Google é uma das muitas empresas com acordos hospitalares que permitem o compartilhamento de dados médicos pessoalmente identificáveis para testar produtos usados em tratamento e operações. As empresas normalmente não divulgam o uso desses dados, disse Feinberg. "Nós não escondemos isso."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.