Publicidade
Início Blogueria Como otimizar a adoção da Cloud de maneira prática

Como otimizar a adoção da Cloud de maneira prática

1
Publicidade

Impulsionada por significativos avanços em sua oferta e pela enorme variedade de recursos, a Computação em Nuvem tem sido cada vez mais importante para consolidar a cultura digital dentro do ambiente corporativo. Ainda assim, é fato que a pandemia do coronavírus acabou provocando uma série de mudanças nas demandas das organizações, muitas vezes acelerando os processos de transformação de suas infraestruturas e sistemas de TI.

Por isso mesmo, é natural que muitas companhias brasileiras estejam, agora, começando suas jornadas para usar e entender os benefícios oferecidos pelos ambientes Cloud. Mas o que, de fato, é preciso para aproveitar ao máximo as oportunidades que a Nuvem pode oferecer?

O primeiro passo é definir uma estratégia de adoção da Cloud, entendendo o que pode ser migrado ou não para este novo ambiente, assim como quais áreas e dados serão impactados. Esse é um aspecto fundamental, pois é o planejamento que permitirá que as companhias possam explorar e buscar os caminhos certos para suas operações.

É importante reforçar, entretanto, que esse planejamento não deve ser feito apenas pela equipe de TI. Ao contrário, a implementação da Cloud é uma questão que deve envolver todos os líderes estratégicos das companhias. Não por acaso, inclusive, a Computação em Nuvem será cada vez mais importante para o fortalecimento dos negócios e deve movimentar mundialmente mais de US$300 bilhões em 2021. Em um mundo cada dia mais digital, a adoção dos serviços Cloud é algo que afeta todas as unidades de uma companhia, independentemente de sua área de atuação.

Depois de implementar, o passo seguinte é organizar a operação para o dia a dia. Estamos falando, por exemplo, em como orquestrar cenários MultiCloud, com recursos e serviços que permitam o monitoramento e a maximização da performance da operação como um todo, incluindo atualizações de segurança, balanceamento de links e muito mais. Paralelamente, também é necessário entender quais recursos legados da companhia poderão ser utilizados, quais recursos existentes precisam ser integrados e como atender as demandas de forma mais simplificada possível.

É fundamental, portanto, que os líderes analisem repetidamente qual é o papel da Nuvem em suas organizações, entendendo que não há receitas prontas para a integração das novas soluções e modelos. É importante seguir aprimorando a utilização das ferramentas e serviços, alinhando as iniciativas em acordo com as características e demandas específicas de seus próprios negócios.

Preparar um ambiente realmente assertivo significa, assim, entender o que agregará valor à operação. Esse é o conceito real do Cloud Smart, uma combinação que preza a inteligência para maximizar esforços, investimentos, integração entre ambientes on-premises, públicos e privados e resultados durante o processo de implementação e uso da Nuvem.

 Esse é o compromisso que tornará possível que as companhias possam melhorar seus processos de maneira constante. Essa é uma demanda importante tanto de quem está começando a investir na Nuvem quanto para aqueles que já estão acelerando suas jornadas, considerando a adoção da Cloud Computing como um ciclo recorrente.

Evidentemente, em qualquer estratégia de transformação digital, a Cloud estará presente – mesmo que ela não seja o foco. Isso porque a Nuvem é, sim, essencial para a digitalização. No entanto, coordenar todas essas etapas exige conhecimento, experiência, atenção e, ainda, capacidade de continuar monitorando o bom desempenho de todos os pontos envolvidos. Isso é fato.

A administração da Nuvem é uma tarefa que demanda dos líderes uma ampla visão da operação, com análise e descrição de quais são as áreas em que a Computação em Nuvem é utilizada, e quais são os objetivos e indicadores que realmente mostram que as aplicações e iniciativas estão funcionando. Neste ponto, a habilidade de bons parceiros de negócios e usar tecnologia com inteligência escalável são dicas imprescindíveis e que jamais podem ser deixadas de lado.

Como Steve Jobs dizia, a simplicidade é fundamental para atingir novos patamares de sucesso – e, sem dúvida, a Nuvem é o caminho prático para simplificar o mundo dos negócios nestes novos tempos. Afinal, as companhias que planejarem suas jornadas digitais em ambientes Cloud estarão muito à frente do mercado, com mais flexibilidade, agilidade e capacidade para se transformar. Resta saber se alguma empresa irá perder essa oportunidade, diante de todos os benefícios que os ambientes em Nuvem oferecem.

Alexandre Martinez, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Mandic.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile