Os 4 pilares de uma empresa totalmente automatizada

0

Uma empresa totalmente automatizada é quando o trabalho de back-office se torna invisível, todos os funcionários têm acesso a robôs e a inteligência artificial (IA) se espalha e melhora cada processo. Será que isso é possível? Sim. E quem ganha com isso? Todos.

A principal diferença entre uma empresa totalmente automatizada e uma empresa tradicional são as abordagens à automação. Enquanto a primeira adota uma abordagem proativa para a automação, a segunda é reativa. Uma empresa totalmente automatizada pensa em 'automação em primeiro lugar', aplica automação onde faz mais sentido e pode ter o maior impacto, encontra o equilíbrio entre o que os robôs de software fazem e o que os humanos são liberados para se concentrar

E por que automatizar? Os motivos são vastos, mas podemos pensar em pelo menos três: desempenho, ROI e competitividade.

ROI: De acordo com um relatório da Capgemini, os 20% das empresas com melhor desempenho em sua pesquisa sobre automação estão obtendo "consideravelmente mais" retornos de negócios do que os 20% inferiores. Empresas totalmente automatizadas obtêm um ROI significativo. Simplificando, o dinheiro que você investe em automação cria mais dinheiro. O SMBC, por exemplo, uma das principais instituições financeiras do Japão, alcançou US$ 450 milhões em ROI de seus investimentos em automação.  

Desempenho e competitividade: embora muitas organizações agora reconheçam o valor das tecnologias de automação individuais, empresas totalmente automatizadas estão colhendo benefícios ao combiná-las. A Harvard Business Review descobriu, por exemplo, que as empresas que combinam RPA e IA tiveram um aumento médio de 9% na receita, enquanto as empresas que não os combinaram tiveram um aumento de apenas 3%.Além disso, no relatório "A Robot for Every Worker", o IDC descobriu que as organizações que usaram RPA: melhoraram a velocidade de resposta, proporcionando menor tempo de retorno e melhorando a eficiência geral do processo (79%), erraram menos, reduzindo o tempo gasto no retrabalho (79%), puderam abraçar mais trabalho, mas sem sobrecarregar seus funcionários.

E o que faz uma empresa totalmente automatizada funcionar? São basicamente quatro pilares:  

  1. Atribui o trabalho burocrático a robôs de software, otimizando o back-office ao máximo e liberando funcionários para atividades estratégica

Estamos falando sobre as tarefas repetitivas que passaram a dominar o trabalho do conhecimento nos últimos 50 anos: entrada de dados, consolidação de dados e processamento de dados. Por décadas, as empresas relegaram esse tipo de trabalho para o back office, atribuindo aos humanos o trabalho desinteressante e sujeito a erros de mover informações de um sistema para outro.

Um estudo da McKinsey apresenta duas estatísticas incríveis: só nos Estados Unidos (EUA), cerca de 2,6 trilhões de horas de trabalho por ano são automatizadas. Trinta por cento das atividades em quase dois terços de todos os trabalhos são automatizáveis. Uma empresa totalmente automatizada implementa robôs que podem assumir o trabalho de back-office existente. Os 30% das atividades automatizáveis ??que McKinsey cita são automatizadas, deixando os humanos fazerem o trabalho para o qual são adequados – um trabalho criativo, gratificante e valioso.

  1. Fornece um robô para cada pessoa na empres

No relatório da IDC "Um robô para cada trabalhador", 71% dos funcionários relataram se sentir otimistas sobre como a automação afetaria seu trabalho diário. Além disso, 80% dos tomadores de decisão que adotaram a automação ofereceram a seus funcionários as ferramentas para ajudá-los a automatizar seu trabalho – provavelmente alimentando esse otimismo. Uma empresa totalmente automatizada reconhece o desejo dos funcionários por automação e permite que eles aproveitem os recursos dos assistentes de robôs diretamente de seus desktops

Mais do que o simples fornecimento de ferramentas, uma empresa totalmente automatizada facilita o uso dessas ferramentas. Os funcionários podem então se concentrar em seus empregos em vez de lutar com a tecnologia. Os contact centers são o exemplo perfeito deste pilar em ação. Um contact center empresarial totalmente automatizado terá um robô que pesquisa informações e gerencia a entrada de dados enquanto um agente fala com os clientes e atua na construção de relacionamentos.

  1. Democratiza o desenvolvimento para que usuários avançados possam construir rapidamente novas automações e aplicativos

Uma empresa totalmente automatizada oferece ferramentas de baixo código que permitem a todos os trabalhadores trazer novas ideias de aplicativos rapidamente. Com isso, os funcionários se tornam desenvolvedores cidadãos que podem construir suas próprias ideias.  

As empresas tradicionais tendem a subestimar o potencial de seus funcionários. Um estudo da McKinsey, porém, descobriu que as organizações de sucesso eram mais propensas a colocar a responsabilidade de entregar esforços de automação nas mãos de funcionários ou unidades de negócios. Organizações menos bem-sucedidas, entretanto, tinham "mais do que o dobro de probabilidade" de tornar uma equipe central inteiramente responsável pela entrega da automação. Em resumo, os funcionários querem aprender e as empresas que atribuem responsabilidades de automação aos funcionários têm sucesso.

  1. Aplica IA a todas as facetas do trabalho, expandindo a pegada da automação em processos cognitivos para automatizar mais.

Com a mineração de processos, a IA pode descobrir oportunidades de automação que os humanos podem ter perdido, ajudando a informar um sistema contínuo de observação e ideação.  

A IA adiciona automações cognitivas que exigem julgamentos que os robôs normais não podem fornecer. Os robôs usam modelos de aprendizado de máquina ou habilidades em tempo real para automatizar processos cada vez mais sofisticados, expandindo o universo da automação.

Em uma empresa totalmente automatizada, os cientistas de dados podem usar dados do mundo real para informar seus modelos e implantar esses modelos mais rapidamente do que em empresas tradicionais.

Com essa estrutura, baseada nesses quatro pilares, é possível explorar o potencial de automação de qualquer empresa, dos mais variados segmentos de mercado e definir, de forma assertiva, como será o futuro da automação dentro da companhia.

Edgar Garcia, diretor comercial da UiPath para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.