Publicidade
Início Blogueria 2022 será um ano divisor de águas para a adoção da IA

2022 será um ano divisor de águas para a adoção da IA

0
Publicidade

Em 1950, o matemático inglês Alan Turing se perguntou se as máquinas poderiam exibir um comportamento inteligente. Passados mais de 70 anos, elas certamente parecem fazê-lo. Seja como assistentes de smartphones, mecanismos de pesquisa úteis que parecem completar seus pensamentos ou como automóveis que alertam sobre situações de tráfego potencialmente perigosas, a inteligência artificial (IA) está ao nosso redor. 

No entanto, nós sequer arranhamos a superfície do tremendo potencial da IA. A tecnologia já provou seu valor, com empresas de setores como indústria pesada e Óleo & Gás usando Inteligência Artificial para gerar valor por mais de uma década. Projeções indicam que 2022 pode ser um ano decisivo, com a adoção mais ampla da tecnologia nos negócios e na indústria. À medida que a tecnologia atinge a maioridade, as organizações continuarão investindo nela para otimizar suas operações, reduzir custos, aumentar a eficiência e promover a resiliência das cadeias de valor. Em parte, como resposta à pandemia, a receita global de software de IA deve chegar a US? 62,5 bilhões este ano, um aumento de 21,3% em relação a 2021, de acordo com o Gartner. 

Vamos dar uma olhada em algumas das diferentes maneiras pelas quais a IA pode ser implantada em 2022, e além. 

Diferentes formas de IA estão começando a funcionar juntas 

O guarda-chuva da IA abrange muitas tecnologias diferentes que são aplicadas de várias maneiras. Algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning), por exemplo, apoiam-se em modelos de dados para fazer previsões. Já o aprendizado por reforço permite que sistemas inteligentes testem novas abordagens e se adaptem de acordo com o fracasso ou o sucesso. O processamento de linguagem natural ajuda os computadores a se comunicarem com humanos, entre outros casos de uso. 

Agora, começamos a ver vários tipos de IA sendo aplicados em um único ambiente de software para fornecer uma solução ainda mais avançada. Esses diferentes subcampos — cada um, uma tecnologia única — estão começando a trabalhar juntos para aprimorar a capacidade organizacional e melhorar o valor dos negócios. 

Por meio de uma combinação de Inteligência Artificial e simulação baseada em física, por exemplo, vemos análises de ponta em ação na otimização preditiva de ativos, nas quais prováveis falhas de ativos podem ser previstas juntamente com o fornecimento de um conjunto otimizado de ações para mitigar perdas. O tempo de inatividade da máquina e as perdas de produção podem, assim, ser eliminados, evoluindo ao longo do tempo para máquinas autônomas de autorrecuperação,  economizando potencialmente centenas de milhões de dólares para grandes empresas industriais, o longo do caminho. 

Os sistemas de IA transformam a capacidade humana 

Os sistemas de IA são um parceiro natural para a inteligência humana, e veremos essa sinergia nos próximos anos, à medida que o mundo adota os conceitos por trás da Indústria 5.0. Os modelos de inteligência artificial já ajudam na tomada de decisões humanas, fornecendo insights baseados em dados para melhorar o valor e a sustentabilidade — algo que a AVEVA chama de Performance Intelligence. 

Agora, os computadores estão começando a ter um papel cada vez maior no trabalho pesado e na realização de análises detalhadas para seus parceiros humanos. No processo, os sistemas de IA tornarão os humanos melhores no que fazem. Tarefas repetitivas já foram automatizadas. O próximo passo é reduzir erros com melhores parâmetros de tomada de decisão e maior eficiência. 

Ao fornecer orientações sofisticadas e acionáveis aos humanos, a IA expandirá o escopo de nossos trabalhos e nos permitirá fazer mais coisas, com mais rapidez, elevando nossa capacidade e percepção ao longo do caminho. 

Sistemas de IA inclusivos e conscientes estão chegando 

O uso generalizado da Inteligência Artificial fará com que os humanos deleguem quantidades cada vez maiores de trabalho às máquinas. Nesse contexto, as empresas precisarão pensar nos dados que estão coletando e em como os modelos de inteligência refletem consciente e inconscientemente os preconceitos do mundo real. Quando a IA é aplicada a dados tendenciosos, pode resultar em decisões ruins ou impróprias. Os reguladores também começarão a perceber esses vieses tecnológicos, e a sua eliminação será essencial para que as soluções de IA sejam confiáveis e aceitas. 

O resultado disso é que as empresas começarão a adotar soluções de IA responsáveis, baseadas em princípios como justiça e transparência, resultando no uso de conjuntos de dados abrangentes e inclusivos e em melhor governança corporativa. 

A simulação baseada em física combinada a modelos de dados de IA pode ajudar a aliviar os vieses de Inteligência Artificial no mundo industrial, um projeto no qual a AVEVA já está trabalhando. O software de simulação modela processos do mundo real e cria pseudo-sensores. Quando estes são introduzidos em um modelo de IA junto com dados de sensores físicos, podem melhorar significativamente o resultado em termos de precisão de previsão e redução de viés. 

A IA mudará o mundo como o conhecemos 

Como tecnologia, a Inteligência Artificial tem o potencial de transformar a maneira como vivemos e trabalhamos. De plantas industriais a resultados ambientais, a IA terá um impacto maior na indústria e nos negócios do que qualquer outra tecnologia até agora na história do mundo. E ela está apenas mostrando seu potencial e, à medida que progride, terá um impacto crescente em todas as pessoas, em todos os setores. 

Assim como a internet começou com o e-mail nas últimas décadas do século XX antes de se expandir para o ambiente conectado ao nosso redor hoje, estamos agora à beira de perceber e criar a natureza multifacetada e o valor da Inteligência Artificial. E seu uso crescente e generalizado indica que 2022 será o início dessa transformação. 

Jim Chappell, chefe Global de IA e Análise Avançada da AVEVA. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile