Automação pode substituir 12 milhões de empregos na Europa

0

Até um terço dos empregos na Europa podem ser substituídos pela automação nos próximos 20 anos, à medida que as empresas lutam para aumentar a produtividade e preencher as lacunas de habilidades criadas pelo envelhecimento da população, de acordo com a Forrester.

O mais recente Future of Jobs Forecast, estudo desenvolvido pela consultoria, estima que até 12 milhões de empregos podem ser perdidos para a automação em toda a Europa até 2040, afetando principalmente os trabalhadores de setores como varejo, serviços de alimentação e lazer e hospitalidade.

Trabalhos de mão de obra de qualificação média, que consistem em tarefas simples e rotineiras, correm maior risco de automação, diz o relatório. Essas funções representam 38% da força de trabalho na Alemanha, 34% da força de trabalho na França e 31% da força de trabalho no Reino Unido.

No total, 49 milhões de empregos na 'Europa-5' (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) serão perdidos devido à automação, de acordo com a Forrester. Isso prejudica o trabalho casual, como contratos de zero hora no Reino Unido, e empregos de meio período mal pagos, onde os trabalhadores detêm "pouco poder de barganha".

Uma combinação de pressões está levando as empresas a aumentar seus investimentos em automação, principalmente em países onde a indústria, construção e agricultura são grandes negócios.

Enquanto as pequenas e médias empresas (PMEs) com até 50 trabalhadores capturam dois terços do emprego europeu, sua produtividade fica aquém das grandes corporações, de acordo com a Forrester. Na manufatura, por exemplo, as 'microempresas' são 40% menos produtivas do que as grandes empresas.

Um estudo de cinco anos sobre a adoção de robôs em empresas de manufatura francesas descobriu que os robôs reduziram as despesas gerais de produção, reduzindo os custos de mão de obra entre 4% e 6%.

Os líderes empresariais também veem a tecnologia de automação como um meio de preencher as lacunas criadas pelo envelhecimento da população da Europa, que a Forrester descreve como "uma bomba-relógio demográfica". Em 2050, a Europa terá menos 30 milhões de pessoas em idade ativa do que em 2020, disse o analista.

A perda de produtividade com a pandemia está fazendo com que as organizações procurem processos de máquina para recuperar a eficiência, enquanto as indústrias que já usavam a automação para aumentar suas receitas investiram ainda mais na tecnologia para aumentar a prestação de serviços e mitigar as restrições da pandemia.

"A perda de produtividade devido ao COVID-19 está forçando as empresas em todo o mundo a automatizar processos manuais e melhorar o trabalho remoto", disse Michael O'Grady, principal analista de previsão da Forrester.

"As organizações europeias também estão em uma posição particularmente forte para adotar a automação devido ao declínio da população em idade ativa e ao alto número de empregos rotineiros e de baixa qualificação que podem ser facilmente automatizados".

Líderes empresariais fora da Europa também estão explorando o papel da automação na redução da escassez de habilidades e na aceleração de processos na empresa. Uma pesquisa com 500 executivos C-Level e pessoal de gerenciamento sênior pela plataforma de automação UIPath descobriu que 78% provavelmente aumentariam seus investimentos em ferramentas de automação para ajudá-los a lidar com a escassez de mão de obra. Os líderes empresariais estão recorrendo à automação porque estão lutando para encontrar novos talentos (74%).

Embora muitas funções pouco qualificadas e rotineiras sejam substituídas por processos de máquina, iniciativas de baixo carbono e outras áreas de inovação tecnológica levarão à criação de nove milhões de novos empregos em áreas como energia verde e cidades inteligentes, segundo a Forrester.

E as organizações europeias não veem necessariamente a automação como um substituto para um trabalho realizado por um ser humano. Cada vez mais, as empresas estão olhando para áreas onde as habilidades humanas e de máquina podem ser combinadas para melhorar a eficiência, como na gestão, RH e treinamento.

"A automação, posteriormente, se tornará parte integrante de como os governos e empregadores europeus veem sua competitividade e gerenciam sua demografia mais antiga", diz O'Grady.

A UIPath encontrou um sentimento semelhante entre os executivos nos EUA: 85% dos entrevistados disseram que incorporar automação e treinamento em automação em sua organização os ajudaria a atrair novos talentos e manter a equipe existente. Enquanto isso, os líderes disseram que a automação está ajudando a economizar tempo (71%), melhorar a produtividade (63%) e economizar dinheiro (59%).

As previsões acadêmicas de empregos que podem ser perdidos pela automação variam muito. O relatório "Automação digital e o futuro do trabalho" do Parlamento Europeu de 2021 descobriu que as estimativas variavam de apenas 9% a quase metade (47%).

"Especialistas em aprendizado de máquina geralmente conduzem essa incerteza", diz a Forrester. "Eles imaginam os recursos futuros do computador sem entender as restrições de adoção de tecnologia corporativa e as barreiras culturais dentro de uma organização que resistem à mudança."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.