Publicidade
Início Blogueria Como o trabalho de pesquisa aplicada poderá auxiliar na tecnologia 5G em...

Como o trabalho de pesquisa aplicada poderá auxiliar na tecnologia 5G em 2022?

0
Publicidade

Fora do laboratório, a história é outra. Um dos maiores desafios do setor de inovação tem sido explicar o porquê se investir tanto em tecnologia e porque ela é tão importante para o desenvolvimento da humanidade. Diante deste cenário, a pesquisa aplicada busca demonstrar no mundo real tudo o que funciona dentro de um ambiente controlado. 

Boas ideias podem parecer intangíveis, mas é assim que são desenvolvidos produtos e soluções que revolucionam o cotidiano das pessoas. Com o 5G não é diferente. Protagonizando os noticiários de 2021 e responsável pelo maior leilão da história brasileira, a tarefa de casa de muitos institutos de pesquisa é buscar cada vez mais aplicabilidade deste avanço tecnológico. 

Segundo dados informados pela CNN, no final do evento, o saldo era de R$ 46,7 bilhões movimentados e cinco novas operadoras de telecomunicações no Brasil. Durante o leilão, as empresas arremataram alguns blocos de frequência de transmissão do 5G. Portanto, a nova ferramenta não auxilia apenas na área de telecomunicação, mas também em saúde, indústria, agricultura entre outros. 

Com isso, o Brasil passou a integrar a lista de mais de 60 países que possuem rede de 5G, e a expectativa é de que os próximos anos envolvam a expansão dessa rede pelo mundo e o surgimento de novas aplicações. Sendo assim, será possível ver a popularização de tecnologias que eram caras e inviáveis funcionar em escalas maiores – como monitorar remotamente uma plantação em fazendas ou auxiliar a telemedicina em cirurgias à distância, pela baixa latência que o 5G proporciona.  

Para que isso seja possível, a pesquisa aplicada entra em todas as áreas e verticais de uso da nova tecnologia. A ideia desse tipo de pesquisa é entender o problema da indústria e resolver antes do 5G se tornar uma tecnologia pública já que, a partir disso, o consumidor final vai querer utilizara solução. Para os investidores, a aplicabilidade deve ser ainda mais tangível, já que quem coloca dinheiro em projetos promissores precisa enxergar a viabilidade da proposta. 

Neste ano, disputarão espaço no palco principal o 5G e o metaverso, mas não quer dizer que essas duas frentes não possam caminhar juntas. Estar nos holofotes é a ponta do iceberg de tudo o que já foi desenvolvido e é um “gostinho” do que ainda está por vir.   

Paulo Melo, psicólogo, com mestrado em psicologia cognitiva e doutorado em desenho industrial pela TU/e. Atualmente, ele é gerente sênior do Sidia, que trabalha com tecnologias emergentes para clientes globais. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile