Riachuelo acelera gestão de estoques com tecnologia RFID

0

Com o intuito de realizar a rastreabilidade e a gestão de estoques de forma inteligente e precisa, o Grupo Guararapes, do qual a Riachuelo faz parte, buscou um parceiro para implementar a tecnologia de RFID (Identificação por radiofrequência) em seus produtos. A escolhida para dar vida ao projeto foi a Mozaiko, empresa de analytics do Grupo Stefanini, que integra dados em tempo real para simplificar e otimizar processos do varejo e logística.

A solução RFID da Mozaiko possibilita o rastreamento das peças durante toda a cadeia de produção, desde a fábrica até a loja, trazendo como vantagem o controle sobre as quantidades e a localização dos artigos. "A prioridade da Riachuelo com essa aplicação é a acurácia. A marca busca a precisão de informações sobre a quantidade e a localização dos produtos em cada ponto da cadeia de suprimentos, desde a fabricação nas unidades fabris do Grupo Guararapes, localizadas em Natal (RN) e Fortaleza (CE), passando por seus vários Centros de Distribuição em Guarulhos (SP), Natal (RN) e Manaus (AM), chegando às atuais 343 lojas Riachuelo em todo o Brasil", conta George Millard, CEO da Mozaiko.

O processo de implementação começou na fábrica de Natal, em junho do ano passado, com controle de expedição por RFID de toda a produção. Em setembro, avançou para os próximos estágios, possibilitando o controle dos itens fabricados pela Riachuelo. "O grande desafio de um projeto de tecnologia como esse é o engajamento dos times internos no movimento de mudança cultural. No final, não basta alterar os processos e adotar super tecnologias se as pessoas não estiverem 'a bordo' dessa transformação de mindset. Por isso, estamos colocando a devida importância neste ponto, com bastante treinamento e engajamento dos profissionais da Riachuelo para o sucesso da implantação", explica o CEO da Mozaiko.

A solução contratada pela Riachuelo agrega os módulos Logística e Varejo da Mozaiko, permitindo o controle da cadeia de suprimentos e a gestão de inventário, mas com a possibilidade de adicionar outros serviços, como o de provadores inteligentes, que permitem que o usuário consiga ver de dentro da cabine – através de uma tela – a disponibilidade de cores, tamanhos e a quantidade de peças presentes na loja e, a partir de um clique, solicitar o item a um vendedor.

"A partir da implementação da solução de RFID para fazer a gestão logística, uma série de oportunidades se abrem, focadas, inclusive, na melhora da experiência do cliente, com a utilização de provadores inteligentes, sistemas de automação dos pontos de venda (PDVs), touchless payment (pagamento sem contato), entre outros recursos. Acreditamos que futuramente a Riachuelo abraçará essas possibilidades em suas flagships e nos hubs onmichannel, uma vez que promovem a conexão entre o mundo físico e digital, transformando a loja física num ponto de engajamento e retenção do cliente. Optar pelo uso da tecnologia RFID é o primeiro passo rumo a um futuro mais tecnológico e dinâmico, que possibilita melhores resultados financeiros para a marca", finaliza George.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.