Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Greve de TI em São Paulo pode afetar serviços bancários e de...

Greve de TI em São Paulo pode afetar serviços bancários e de telefonia na sexta-feira

0
Publicidade

Com o início da greve dos trabalhadores de TI paulistas marcada para esta sexta-feira, 21, os serviços públicos, bancários e de telefonia poderão ser afetados e ter seu funcionamento prejudicado, visto que as paralisações vão atingir as principais empresas responsáveis pelos sistemas e informatização dos mesmos, segundo informa o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). Além disso, com a aproximação da Copa do Mundo e o envolvimento das companhias de TI de São Paulo no evento, a implementação de projetos também pode atrasar.

“Quando falamos em paralisação dos trabalhadores de TI de São Paulo, estamos falando em 45% da mão de obra total do setor no país. As maiores empresas de nossa base não prestam apenas serviços locais. Outros estados também serão afetados”, afirma o presidente do Sindpd, Antonio Neto.

Na última terça-feira, 18, o Sindpd encaminhou à Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo), Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado São Paulo), Ima, Empro, Corderp e Cijun, todas empresas estatais, um comunicado que propõe a realização de uma reunião para contingenciamento de pessoal e estabelecimento das regras de manutenção dos serviços essenciais dessas empresas, como determina a Lei de Greve.

Ainda de acordo com a lei, a partir desta sexta-feira, todos os contratos de trabalho no setor ficam suspensos e as companhias não poderão demitir injustificadamente os funcionários durante este período. Enquanto não houver acordo entre o Sindpd e a empresa, está proibido a aplicação de banco de horas e as paralisações de trabalhadores precisam ser respeitadas sem retaliações por qualquer empresa do setor.

A greve da categoria foi aprovada em assembleia no último sábado,15, e é resultado do impasse entre trabalhadores e empresários quanto aos índices de reajuste salarial. Foram feitas cinco reuniões, que terminaram sem acordo. A última proposta apresentada pelo patronato foi de reajuste de 6,5%, obrigatoriedade de apresentação de plano de participação nos lucros e resultados (PLR) para empresas com mais de dez funcionários, vale-refeição (VR) para companhias com mais de 35 empregados e reajuste dos pisos de 7%. Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 8,8% e de 10,3% no piso da categoria, além de VR e PLR para todas as empresas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile