Thomson Reuters e Capes anunciam parceria para desenvolvimento de fármacos no Brasil

0

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de firmar parceria com a Thomson Reuters para disponibilizar em seu Portal de Periódicos, a plataforma Thomson Reuters Integrity. Dessa maneira, a instituição passa a oferecer uma ampla e acurada base de dados para dar suporte a pesquisas que visam a descoberta e desenvolvimento de fármacos no Brasil.

Ela reúne informações detalhadas e de confiança colhidas a partir de uma perspectiva científica, para apoiar a pesquisa de fármacos. Desenvolvido por uma equipe de cientistas qualificados, a solução – que é atualizada diariamente – integra, em uma única plataforma, dados aprofundados de referências bibliográficas e amplo conhecimento científico para capacitar o desenvolvimento de atividades e descobertas farmacológicas. São dados biológicos, químicos e farmacológicos de mais de 410 mil compostos com atividade biológica demonstrada, mais de 235 mil registros de famílias de patentes, além de 1,7 milhões de referências da literatura.

A solução possibilita economia de tempo ao disponibilizar uma vasta quantidade de informações geradas por pesquisas em fontes científicas convencionais, possibilitando exportar resultados para análises futuras ou inserção em relatórios, além de um volume significativo de dados históricos. A inclusão de alertas para notificações a cada nova publicação específica é um serviço que auxilia a investigação, garantindo que nenhuma informação se perca.

Suporte para pesquisas

O Módulo Biomarcadores, disponível no Thomson Reuters Integrity, oferece informações para dar suporte à pesquisa de biomarcadores em qualquer estágio de pesquisa e desenvolvimento do fármaco, incluindo identificação de alvo, prova do mecanismo, prova de conceito, monitoramento do tratamento/segurança e mensuração do resultado. Esse é o primeiro sistema a fornecer terminologia padronizada e a classificar a confiabilidade dos marcadores em fases do ciclo de vida e áreas de conhecimento.

É projetado com informações que auxiliam as decisões e os esforços para melhorar a eficiência de custos, prever e minimizar os riscos e evitar complicações em estágios avançados da pesquisa. Baseando-se em dados de uma série de fontes (literatura, patentes, conferências e reuniões médicas), o Módulo Biomarcadores atende as exigências dos mais rigorosos padrões editoriais. Também conta com a opção de alertas que permitem a notificação automática das mudanças mais relevantes em áreas específicas.

"O Thomson Reuters Integrity já é usado por grande parte das empresas farmacêuticas, empresas de biotecnologia, acadêmicos e instituições governamentais em todo o mundo. Disponibilizá-lo agora também por meio do Portal de Periódicos da Capes, referência mundial em suporte e pesquisa acadêmica, é motivo de grande satisfação para a Thomson Reuters, já que se alinha perfeitamente ao nosso compromisso de compreender e atender as necessidades dos profissionais que atuam no segmento de Propriedade Intelectual e Ciência", comenta Cristian Madoery, diretor de negócios de Life Science da Thomson Reuters na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.