Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Visa e Mastercard adotam elemento seguro na nuvem para fugir de teles...

Visa e Mastercard adotam elemento seguro na nuvem para fugir de teles e fabricantes

0
Publicidade

A nova versão do Android, a KitKat, traz uma funcionalidade que foi pouco comentada na imprensa mas que tem o potencial de sacudir o mercado de pagamentos móveis e finalmente fazê-lo deslanchar no mundo. Trata-se do Host Card Emulator (HCE), que permite guardar na nuvem o elemento seguro referente a um cartão de crédito associado àquele telefone. Até então, esse elemento seguro precisava ficar gravado no SIMcard ou no hardware do aparelho, o que estava gerando conflitos com teles e fabricantes, pois ambos queriam ter uma participação nesse negócio. Essa era uma das razões para a demora de lançamentos de pagamentos via NFC (Near Field Communications). Agora, Mastercard e Visa anunciam, apenas alguns dias antes do Mobile World Congress (MWC), que desenvolveram soluções com HCE. Isso permitirá o lançamento de apps de pagamento móvel por NFC de bancos, por exemplo, independentemente de acordos com teles ou fabricantes de smartphones.

Uma das vantagens de ter o elemento seguro guardado na nuvem é que se o telefone for roubado, pode-se rapidamente desvinculá-lo daquele cartão de crédito e associá-lo a um novo aparelho.

A Visa vai apresentar a novidade no MWC, em Barcelona. A empresa fala do assunto em um post em seu blog oficial brasileiro.

Análise

Na prática, o movimento da Visa e da Mastercard puxou o tapete das teles, que demoraram muito para chegar a acordos com os bancos sobre o modelo de negócios. Agora, terão que se contentar com outros serviços de NFC com autenticação hospedada no SIMcard, como aqueles relacionadas a transporte público e acesso a eventos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile