As vendas mundiais de impressoras de grande formato – conhecidas pela produção de banners, cartazes e fotos digitais – cresceram 3,5% no ano passado, em comparação a 2013, de acordo com dados da IDC. Por outro lado, a receita com os embarques tiveram queda de 1% na mesma base comparativa.
"O quarto trimestre é muitas vezes o trimestre mais forte do ano para o mercado de impressão digital de grande formato, em alguns segmentos e algumas regiões, particularmente devido a promoções agressivas por grandes fabricantes e distribuidores", disse Phuong Hang, analista da IDC.
De acordo com o relatório, o segmento técnico continuou a crescer, sendo que a expansão nas vendas de impressoras jato de tinta mais do que compensou o declínio nos embarques de impressoras de grande formato com base em toner. No geral, o segmento cresceu mais de 4% em todo o mundo em 2014.
A consultoria aponta a HP como líder em remessas no mercado mundial de impressoras de grande formato em 2014, com 130,9 mil unidades vendidas, ou quase 41% do total de impressoras de grande formato vendidas em todo o mundo. Na sequência, na segunda posição da lista, aparece a Canon, com 20% de market share, seguida pela Epson, em terceiro lugar, Roland, na quarta posição e Ricoh, na quinta colocação. (Confira a tabela abaixo):
Top 5 fabricantes – Embarques globais de impressoras de grande formato em 2014 (em mil unidades)
Fabricante | 2014 Embarques | 2014 Market Share | 2013 Embarques | 2013 Market Share | 2014/2013 Crescimento |
1. HP | 130.9 | 40.9% | 122.8 | 39.7% | 6.5% |
2. Canon | 63.9 | 20.0% | 56.9 | 18.4% | 12.2% |
3. Epson | 61.7 | 19.3% | 62.8 | 20.3% | -1.8% |
4. Roland | 10.9 | 3.4% | 11.1 | 3.6% | -1.5% |
5. Ricoh | 8.3 | 2.6% | 8.6 | 2.8% | -2.7% |
Others | 44.4 | 13.9% | 47.0 | 15.2% | -5.6% |
Total | 320.1 | 100.0% | 309.3 | 100.0% | 3.5% |
Fonte: IDC, fevereiro de 2015.