Como aplicar a transformação digital em serviços de consultoria?

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A transformação digital promete ser o alvo de executivos e empresários para levar seus negócios a um modelo inovador, sustentável e capaz de enfrentar as ameaças desta primeira década do século XXI. A transformação digital é inevitável para todas as empresas!

O grande obstáculo desta transformação está na falta de capacidade que a maioria das empresas – principalmente as pequenas e médias –  tem em combinar a experiência do cliente, tecnologia e negócios. As experiências do cliente definem processos de compra, e os modelos de negócio são construídos para melhorar estas experiências.  A tecnologia é o catalisador e precisa ser considerada em qualquer empresa que deseje participar do mercado e ser competitiva.

A capacitação exige investimentos, assim como implantar tecnologias. A contratação de serviços de consultoria é inevitável. O principal obstáculo para a mudança, segundo empresários e executivos de empresas de porte médio e pequeno é a sensação contínua de estarem desassistidos. Sentem-se cada vez mais longe deste alvo e não se movem. Serviços de consultoria são caros e exigem muita dedicação. Implantar tudo isso com pouca capacidade de investimento tira o sono e frustra. A transformação digital fica distante quando já deveria estar dentro das empresas. E isto não é bom. Nem para as empresas, nem para o país.

O recado que o mercado nos dá é para mudar modelo de prestação de serviços de consultoria, considerado obsoleto, caro e ineficiente. Não cabe no ambiente atual que empresas prestadoras de serviços continuem apoiadas neste que tem sido o modelo tradicional dos últimos 100 anos. Está mais do que na hora de pensar como podemos melhorar a eficiência, eficácia e compartilhar ganhos de produtividade com o nosso cliente. A transformação digital, também parece um bom caminho para as nossas empresas de consultoria abordar esta enorme lacuna entre capacidade e necessidade a preços e prazos compatíveis.

A boa notícia é que aplicar a transformação digital dentro das empresas de consultoria e prestação de serviços é uma receita simples: incluir clientes, parceiros e consultores em um ambiente online que os permitam comunicar-se sem qualquer restrição, com a utilização de plataformas colaborativas que incorporem ferramentas sofisticadas ao processo de prestação de serviço as quais incluem, mas não se limitam

  • a um escritório na nuvem onde as pessoas tenham postos de trabalho e estão a uma batida de porta uma das outras;
  • o uso de ferramentas de produtividade colaborativas amplia a eficácia desta comunicação, economizando custos e tempo. É a economia compartilhada trazida para a realidade da prestação de serviços;
  • a transferência da economia com os ganhos de produtividade aumenta de forma dramática a capacidade dos clientes de realizar com a edução dos prazos e custos da execução.

Este novo modelo traz o conceito do Human Cloud à realidade da prestação de serviços, que agrega conhecimento e especialidades sob demanda, respondendo perguntas de negócio mais sofisticadas, de forma cada vez mais rápida e assertiva. É o novo mundo dos serviços sob demanda. Mais baratos, mais disponíveis, mais eficazes. Se aprofunde no assunto, vale a pena!

Enio Klein, CEO da K&G Sistemas, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional formado pela International Association of Coaching – IAC/SLAC.

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