Publicidade
Início Blogueria Como aplicar a transformação digital em serviços de consultoria?

Como aplicar a transformação digital em serviços de consultoria?

0
Publicidade

A transformação digital promete ser o alvo de executivos e empresários para levar seus negócios a um modelo inovador, sustentável e capaz de enfrentar as ameaças desta primeira década do século XXI. A transformação digital é inevitável para todas as empresas!

O grande obstáculo desta transformação está na falta de capacidade que a maioria das empresas – principalmente as pequenas e médias –  tem em combinar a experiência do cliente, tecnologia e negócios. As experiências do cliente definem processos de compra, e os modelos de negócio são construídos para melhorar estas experiências.  A tecnologia é o catalisador e precisa ser considerada em qualquer empresa que deseje participar do mercado e ser competitiva.

A capacitação exige investimentos, assim como implantar tecnologias. A contratação de serviços de consultoria é inevitável. O principal obstáculo para a mudança, segundo empresários e executivos de empresas de porte médio e pequeno é a sensação contínua de estarem desassistidos. Sentem-se cada vez mais longe deste alvo e não se movem. Serviços de consultoria são caros e exigem muita dedicação. Implantar tudo isso com pouca capacidade de investimento tira o sono e frustra. A transformação digital fica distante quando já deveria estar dentro das empresas. E isto não é bom. Nem para as empresas, nem para o país.

O recado que o mercado nos dá é para mudar modelo de prestação de serviços de consultoria, considerado obsoleto, caro e ineficiente. Não cabe no ambiente atual que empresas prestadoras de serviços continuem apoiadas neste que tem sido o modelo tradicional dos últimos 100 anos. Está mais do que na hora de pensar como podemos melhorar a eficiência, eficácia e compartilhar ganhos de produtividade com o nosso cliente. A transformação digital, também parece um bom caminho para as nossas empresas de consultoria abordar esta enorme lacuna entre capacidade e necessidade a preços e prazos compatíveis.

A boa notícia é que aplicar a transformação digital dentro das empresas de consultoria e prestação de serviços é uma receita simples: incluir clientes, parceiros e consultores em um ambiente online que os permitam comunicar-se sem qualquer restrição, com a utilização de plataformas colaborativas que incorporem ferramentas sofisticadas ao processo de prestação de serviço as quais incluem, mas não se limitam

  • a um escritório na nuvem onde as pessoas tenham postos de trabalho e estão a uma batida de porta uma das outras;
  • o uso de ferramentas de produtividade colaborativas amplia a eficácia desta comunicação, economizando custos e tempo. É a economia compartilhada trazida para a realidade da prestação de serviços;
  • a transferência da economia com os ganhos de produtividade aumenta de forma dramática a capacidade dos clientes de realizar com a edução dos prazos e custos da execução.

Este novo modelo traz o conceito do Human Cloud à realidade da prestação de serviços, que agrega conhecimento e especialidades sob demanda, respondendo perguntas de negócio mais sofisticadas, de forma cada vez mais rápida e assertiva. É o novo mundo dos serviços sob demanda. Mais baratos, mais disponíveis, mais eficazes. Se aprofunde no assunto, vale a pena!

Enio Klein, CEO da K&G Sistemas, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional formado pela International Association of Coaching – IAC/SLAC.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile