A Wecash, plataforma asiática de avaliação de risco de crédito, chega ao Brasil com a meta de figurar entre as três maiores empresas de empréstimo das Américas. A fintech aposta gera relatórios gratuitos, no qual avalia várias dimensões do relacionamento da pessoa com o dinheiro, que fica pronto em 15 minutos ou menos.
No modelo de negócio, a Wecash emite o relatório a respeito de uma pessoa e só recebe comissão dos bancos à medida que o tomador de crédito pague as prestações assumidas. Com este modelo, a fintech já conta com mais de 63 milhões de usuários ativos e um valor de mercado próximo a R$ 1 bilhão.
A empresa possui unidades no Vale do Silício (Estados Unidos), Pequim (China), Indonésia, Vietnam e São Paulo (Brasil). Neste último, ataca diretamente o primeiro problema do modelo de análise de crédito praticado no país, que é o custo da consulta à negativação das pessoas.
A infraestrutura tecnológica da empresa extrai, processa, relaciona e valida mais de oito mil variáveis e dados sobre cada consumidor em tempo real. Isto é feito com o suporte de uma plataforma integrada de avaliação de crédito e análise de risco que combina as tecnologias mais avançadas do setor: Inteligência Artificial, Machine Learning, Computação Cognitiva, Modelos Computacionais de Predição de Risco, Blockchain, Big Data, Mineração de Dados, Psicometria e Computação em Nuvem.