Dez principais tendências de instalações de data center, segundo a Huawei

0

Um novo relatório da Huawei aponta as 10 principais tendências das instalações de data center até 2025, baseado em dados quantitativos da própria companhia e em casos concretos de usabilidade tecnológica. O objetivo do relatório é fornecer à indústria o atual cenário do mercado de data centers e, consequentemente, reforçar as melhores estratégias para as empresas usuárias.

"De 2010 a 2019, o setor passou por um período de evolução, migrando das salas de equipamentos de Tecnologia da Informação para o data center virtualizado, na nuvem. Devido ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias, como Inteligência Artificial, Big Data e 5G, houve um aumento significativo da demanda por data centers", afirma o gerente de produtos de data center da Huawei Brasil, Marco Antunes.

"Ao mesmo tempo, os data centers ainda enfrentam desafios, como por exemplo o alto consumo de energia. Por isso, é importante integrar Inteligência Artificial com Machine Learning para ampliar a eficiência e capacidade de processamento das soluções de data center", explica Antunes.

As dez tendências e previsões do relatório da Huawei sobre instalações de data center são:

1) Alta Densidade: à medida que a demanda por aplicativos de inteligência artificial aumenta, é necessário equilibrar eficiência e custos. Para isso, os data centers se desenvolverão em direção à alta densidade. Atualmente, a capacidade média de energia em um data center é de 6 a 8 kW/rack. Prevê-se a predominância de uma a capacidade média de energia de 15 a 20 kW/rack até 2025.

2) Arquitetura Escalável: geralmente, o ciclo de vida dos dispositivos de TI é de três a cinco anos, sendo que a densidade de energia dobra a cada cinco anos. No entanto, o ciclo de vida da infraestrutura do data center é de 10 a 15 anos, o que exige expansão escalável e investimento dividido em fases, para atingir a sua rentabilidade ideal. Além disso, o data center deve oferecer suporte à implantação híbrida de dispositivos de TI com diferentes densidades de energia, devido aos variados serviços de TI em execução no local.

3) Verde: atualmente, o consumo de energia dos data centers representa 3% do consumo total de energia do mundo. Estima-se que este consumo chegue a mais de 1.000TWh até 2025. Por isso, construir data centers ecológicos é inevitável, de modo a proporcionar economia de recursos (como energia, água e materiais) durante todo o seu ciclo de vida.

4) Implantação rápida: com o crescimento dos serviços de Internet em um curto período de tempo, as demandas de serviços para armazenamento e tráfego de dados também aumentam bastante. Neste cenário, o sistema do data center acaba sendo alterado de suporte para um sistema de produção, exigindo uma implantação mais rápida para que os benefícios também sejam conquistados mais rapidamente. O tempo de implantação médio é de nove a 12 meses, o que deve ser reduzido para menos de seis meses até 2025.

5) Digitalização completa e habilitação de Inteligência Artificial: devido ao aprimoramento contínuo das tecnologias de Internet das Coisas e Inteligência Artificial, o gerenciamento dos data centers deve migrar para o formato digitalizado, em termos de planejamento, construção, organização e métodos, além de otimização de recursos.

6) Modularização Completa: até 2025, mais data centers são construídos com design modular completo para resolver os problemas de construção lenta e de alto custo de investimento inicial, o que permitirá implantação rápida, expansão flexível da capacidade de armazenamento e alta eficiência energética.

7) Arquitetura simplificada da fonte de alimentação: o sistema de fornecimento e distribuição de energia de um data center tradicional é complexo e fragmentado, ocupando uma grande área. Uma arquitetura simplificada da fonte de alimentação reduzirá os tempos de conversão de energia e a distância da fonte de alimentação, além de melhorar a taxa de utilização de espaço e a eficiência energética do sistema.

8) Convergência de refrigeração líquida e refrigeração a ar: para se adaptar rapidamente a requisitos incertos de serviço de TI no futuro, a solução de refrigeração deve ser híbrida (compatível com o sistema de refrigeração a ar e sistema de refrigeração líquida) para que o consumo de energia do sistema de refrigeração seja bastante reduzido.

9) Ligação dinâmica entre bits e watts: reduzir a eficácia do uso de energia (PUE) não significa que o consumo geral de energia do data center seja ideal. O consumo de energia precisa ser avaliado e otimizado como um todo. Assim, bits e watts trabalharão de forma colaborativa para obter economia de energia e eficiência energética ideal de todo o sistema.

10) Confiabilidade: à medida que as instalações do data center se tornam mais inteligentes, as ameaças à segurança da rede também se multiplicam. Por esse motivo, o data center deve ter seis recursos: resiliência, segurança, privacidade, segurança, confiabilidade e disponibilidade (para evitar ataques de internautas mal intencionados e ameaças de rede).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.