Publicidade
Início Notícias Negócios BC criará linha de redesconto para pagamentos instantâneos

BC criará linha de redesconto para pagamentos instantâneos

0
Publicidade

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o Banco Central a criar uma linha de redesconto, com base em operações com títulos públicos federais, destinada às instituições financeiras participantes do sistema de pagamentos instantâneos (SPI). O novo sistema estará em funcionamento a partir de novembro e, por meio dele, será possível realizar transações entre pessoas, empresas e governo instantaneamente, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

O pagamento instantâneo no Brasil já possui a sua marca, um novo instrumento de pagamento: o PIX. Instituições financeiras, instituições de pagamentos ou fintechs deverão disponibilizar em seus aplicativos de celular uma opção relativa ao novo instrumento. A quantia será creditada de forma instantânea na conta do destinatário da transação. O PIX também estará disponível em outros canais de atendimento, como caixa eletrônico ou internet banking.

Objetivo da nova linha de redesconto é ofertar liquidez fora do horário de operações  do Sistema de Transferência de Reservas (STR), de forma a viabilizar movimentações em dias não úteis e feriados, minimizando o risco de insuficiência de recursos para os participantes. Para ter acesso à nova linha, a instituição não precisa ser participante do STR. Basta ser instituição financeira e participante direta do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e do sistema de pagamentos instantâneos.

Na operação da nova linha, os recursos financeiros serão liberados diretamente a conta específica para pagamentos instantâneos de titularidade do participante do sistema de pagamentos instantâneos no BC, após o fechamento do STR. O pagamento da operação (recompra do título pela contratante) deverá ser realizado no dia útil seguinte, antes do fechamento do STR.

Clique para ler a Resolução 4.781

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile