A Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Instituo de Tecnologia Social (ITS) lançam nesta terça-feira (21/3), em Brasília, o Portal Nacional de Tecnologia Assistiva. O projeto é considerado um importante instrumento para promover a inclusão social da população com necessidades especiais, estimada em 24,5 milhões de pessoas, segundo o Censo de 2000.
Segundo os seus idealizadores, o portal vai permitir a troca de informações sobre iniciativas em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologia assistiva, bem como conhecer melhor as necessidades das pessoas com deficiência, onde estão as competências e as lacunas existentes atualmente no país.
Além de reunir informações de qualidade para subsidiar políticas públicas, o que se pretende é estimular a interação entre usuários de tecnologia assistiva, profissionais e gestores públicos, empresas, centros de pesquisa e instituições que atuam na promoção de qualidade de vida das pessoas com deficiência.
O desenvolvimento do portal segue as normas de acessibilidade do governo federal. Assim, permitirá o uso de leitores de tela e de navegador textual, fazer alteração no tamanho das letras, prever que as imagens tenham equivalentes textuais e que a navegação possa ser feita com o teclado. O portal está sendo desenvolvido para ser acessado também em dispositivos móveis e o seu conteúdo será traduzido para o inglês e espanhol.
O projeto será implementado em etapas. No seu lançamento, o enfoque será a divulgação dos resultados da pesquisa nacional de instituições que desenvolvem estudos em tecnologia assistiva. Estarão disponíveis itens como o canal para registro das demandas de usuários de ajudas técnicas, biblioteca, agenda de eventos, notícias, legislação e normas.
Em um segundo momento, está prevista a elaboração e divulgação do Catálogo de Ajudas Técnicas e informações sobre serviços prestados pelas entidades que trabalham diretamente com pessoas com deficiência no Brasil.