Minicom promete lançar edital para expansão do Gesac até o fim de abril

0

Até o fim de abril, o Ministério das Comunicações vai lançar o edital para a contratação dos pontos de presença, que será realizado por meio de pregão presencial. Esses pontos incluem computadores de última geração conectados à internet em banda larga, onde estudantes e trabalhadores de comunidades distantes e das periferias das grandes cidades têm à disposição monitores capacitados para orientar as pesquisas, o ensino da informática e a participação de cursos profissionalizantes.

O novo contrato vai ampliar os pontos de acesso espalhados por todo o Brasil dos atuais 3,3 mil pontos para, no mínimo, 10 mil nos próximos quatro anos, com investimento superior a R$ 250 milhões. Esta é a expectativa inicial de expansão do Programa de Inclusão Digital do ministério, que fornece conexão à internet por meio do Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Outra novidade anunciada pelo Ministério das Comunicações é que no início de 2008 o Gesac vai alcançar todos os 5.565 municípios do país, levando pelo um ponto de presença em cada um deles. Hoje, a conexão chega a 2,1 mil municípios. Segundo o ministro Hélio Costa, além de ampliar o número de cidades atendidas, o Gesac vai inovar o uso de diversas tecnologias de acesso à internet. O contrato em vigor estipula apenas à conexão via satélite, mas a mudança feita pelo ministro vai permitir que sejam utilizadas outras tecnologias sem fio ou até mesmo da rede elétrica. Dessa forma, a conexão por satélite será mantida apenas em locais que justificam o seu uso, e as novas tecnologias, mais baratas e muitas vezes mais eficientes, serão utilizadas nas demais localidades.

"Estamos fazendo uma verdadeira revolução no Programa de Inclusão Digital no Brasil, levando para todos os cantos do país a conexão à internet em alta velocidade. A prioridade absoluta é a conexão em escolas públicas, e em seguida os hospitais, postos de saúde, segurança pública (delegacias), e os demais órgãos públicos?, afirmou Hélio Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.