Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ex-funcionário da Microsoft é acusado roubar segredos comerciais

Ex-funcionário da Microsoft é acusado roubar segredos comerciais

0
Publicidade

Um ex-funcionário da Microsoft é acusado de roubar segredos comerciais da fabricante de software, incluindo de um programa para proteger contra a violação de direitos autorais, e vazá-los para um blogueiro na França.

Alex Kibkalo, de nacionalidade russa, foi preso na quarta-feira, 19, em Seattle, sem direito a fiança, de acordo com documentos judiciais federais aos quais a Bloomberg teve acesso. Segundo a agência de notícias, ele teria admitido aos investigadores que forneceu informações confidenciais da Microsoft para o blogueiro, o que resultou em uma queixa-crime apresentada pelo Ministério Público dos EUA.

A Microsoft foi alertada sobre o roubo em 2012 por uma pessoa, que pediu para que sua identidade não fosse revelada, e que tinha sido contatada pelo blogueiro para ajudar a examinar o código do Microsoft Activation Server Software Development Kit, um produto desenvolvido apenas para uso interno na empresa.

Uma investigação interna, contudo, chegou a quem teria passado a informação a Kibkalo: um funcionário que trabalhava há sete anos como arquiteto de software no Líbano, disseram os promotores.

O Centro de Empresas e Comércio Responsável, organização de advocacia com sede em Washington, chefiada pela ex-consultora jurídica adjunta da Microsoft, Pamela Passman, publicou um estudo em fevereiro sobre os efeitos econômicos do roubo de segredos comerciais. O estudo identificou “insiders maliciosos”, como uma das cinco categorias de potenciais apropriações indevidas de segredos comerciais. Os outros são estados-nação, concorrentes, crime organizado transnacional e o que os autores do relatório chamam hacktivismo, um tipo de ativismo social ou político que gira em torno do ato de invadir sistemas de computador com o propósito expresso de ter acesso a informações de propriedade de terceiros.

O caso de Kibkalo corre no Tribunal do Distrito Oeste de Washington, em Seattle.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile