Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) IA e Big Data cortam 35% dos custos operacionais na área de...

IA e Big Data cortam 35% dos custos operacionais na área de saúde, revela estudo

0
Publicidade

O Liga Insights Emerging Technologies – estudo desenvolvido pela Liga Ventures, aceleradora especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas – mostra que a integração entre sistemas e o uso de Inteligência Artificial e Big Data podem gerar ganhos de até 35% em hospitais e clínicas médicas.

Alguns hospitais brasileiros já utilizam AI em aparelhos que captam sinais vitais do paciente e enviam automaticamente para o prontuário (sem intervenção humana). No Reino Unido esse tipo de tecnologia remota permitiu a redução de 52% das internações de idosos.

Uma startup que está inovando na área é a HOOBOX – que criou um conjunto de software e hardware capaz de traduzir expressões faciais em movimentos. A tecnologia permite que pessoas com deficiência, como a perda total ou parcial dos movimentos das mãos, controlem a cadeira de rodas com os movimentos da face. A tecnologia possibilita ainda que o paciente controle outros eletrônicos, como televisores e luzes.

“O setor de saúde talvez seja o mais carente de tecnologias capazes de entender e monitorar o ser humano. Nossa tecnologia além de ajudar pessoas com deficiência está sendo testada em um grande hospital como uma aliada no monitoramento de pacientes em leitos de UTI, a ideia é identificar até 10 níveis de dor, avaliar agitação e sedação apenas por análise facial”, explica Paulo Pinheiro, CEO da HOOBOX.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile