Publicidade
Início Notícias Comunicações Confiança da indústria eletroeletrônica atinge queda recorde em março

Confiança da indústria eletroeletrônica atinge queda recorde em março

0
Publicidade

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico atingiu 56,8 pontos no mês em março, resultado 5,5 pontos abaixo do apontado em fevereiro (62,3 pontos). Essa foi a maior queda observada na série histórica mensal do ICEI do setor, iniciada em janeiro de 2010. Ao comparar com o mês de março de 2019, o ICEI do setor caiu 4,9 pontos (61,7). O recuo da área eletrônica foi mais expressivo, atingindo 7,8 pontos (passando de 60,9 para 53,1 pontos). Na indústria elétrica, a retração foi de 3,4 pontos (recuando de 63,6 para 60,2 pontos).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletroeletrônica (Abinee), o impacto no setor eletroeletrônico está relacionado com os problemas de abastecimento de componentes provenientes da China e do mercado asiático, que motivaram paralisações na produção das empresas nos meses de fevereiro e março.

Outros fatores, como a volatilidade dos mercados, o aumento do dólar e as incertezas quanto à aprovação de reformas, como a tributária, também motivaram a queda na confiança do empresário. Espera-se uma retração ainda maior do ICEI nos próximos meses, em razão da pandemia de coronavírus também no Brasil.

O ICEI varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos mostram falta de confiança. Mesmo com a forte queda apontada no mês de março de 2020, o índice do setor continua afastado da linha dos 50 pontos, o que demostra confiança do empresário.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile