Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) E-commerce acompanha desempenho negativo do varejo e tem queda de 4,8% em...

E-commerce acompanha desempenho negativo do varejo e tem queda de 4,8% em março

0
Publicidade

O desempenho negativo das vendas no varejo em março se refletiu também no comércio eletrônico, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas de varejo. Em março, as vendas totais — excluindo automóveis e materiais de construção — caíram 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o e-commerce caiu 4,8% no mês. O trimestre fechou com ligeira queda de 0,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores como farmacêutico, móveis, hobby, livraria e vestuário apresentam resultado acima da média do canal de distribuição, enquanto o setor de eletrodoméstico está abaixo.

No comparativo entre janeiro e março deste ano, o varejo fechou com queda de 5,3%. O porcentual revela uma melhora no quadro na comparação com o  último trimestre de 2015, quando o declínio chegou a 8,9%. Uma semana antes da Semana Santa/Páscoa foi possível identificar uma ligeira melhora nos resultados, que voltaram a piorar depois das comemorações.

Os setores com pior desempenho em março foram de vestuário, móveis, eletrodomésticos e combustíveis. Por outro lado, artigos farmacêuticos, material de construção, supermercado e artigos de uso pessoal e doméstico cresceram acima do indicador de vendas totais.

A região Sudeste (–2,4%) apresentou desempenho acima da média, enquanto Nordeste (–7,0%) Norte (–6,7%) e Centro-Oeste e Sul (–3,7%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano passado.

“A perspectiva de aumento da taxa de desemprego piora o ambiente para as vendas no varejo. O ambiente atual continuará terá forte impacto sobre o setor varejista nos próximos meses “, analisa Kamalesh Rao, diretor de pesquisa econômica da MasterCard Advisors.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile