Microsoft cria plasmabot para incentivar doação de sangue de quem já teve Covid-19

0

Enquanto a comunidade médica explora a terapia com plasma para tratar pacientes graves com COVID-19, a Microsoft está lançando uma iniciativa para incentivar as pessoas que se recuperaram da doença a doar seu plasma.

Um chatbot, conhecido como "plasmabot", levará as pessoas a uma série de perguntas para determinar se são candidatos adequados. Segundo Peter Lee, chefe de pesquisa da Microsoft, "o objetivo é recrutar o máximo de plasma o mais rápido possível" para apoiar os esforços de uma aliança formada por empresas como Octapharma, Takeda CSL Behring e outras.33

O uso de plasma convalescente é uma técnica que remonta à epidemia de gripe espanhola de 1918 e foi eficaz mais recentemente durante o surto de SARS. Atualmente, existem evidências clínicas crescentes de que o plasma coletado daqueles que se recuperaram do COVID-19 pode ser usado para tratar pacientes doentes com o coronavírus.

Existem duas abordagens principais para o uso de plasma convalescente para combater o COVID-19 – cada uma atendendo a uma necessidade diferente. A primeira e mais direta é a abordagem de reunir doações de plasma convalescente e disponibilizar transfusões para os pacientes, para fins terapêuticos ou, mais frequentemente, como parte de pesquisas e ensaios clínicos. Este é um esforço pragmático e significativo e aprovado por todas as organizações envolvidas.

Uma abordagem diferente é usar o plasma em larga escala para fazer uma terapia potencial chamada globulina hiperimune policlonal (H-Ig). Através do processo de fabricação do produto, várias doações de plasma são reunidas e os anticorpos são concentrados em níveis consistentes e confiáveis, o que significa que o medicamento pode ser entregue em volumes mais baixos e, portanto, provavelmente levaria menos tempo para administrar aos pacientes do que o próprio plasma. O processo H-Ig também minimiza o risco de qualquer vírus ou bactéria conhecida passar do doador para o paciente, graças às rigorosas etapas de inativação e remoção do vírus, incorporadas no processo de fabricação de produtos de plasma. Por fim, o H-Ig também tem uma vida útil mais longa, o que permite um armazenamento e transporte mais fáceis para eventuais surtos no futuro.

Uma abordagem promissora foi desenvolvida pela CoVIg-19 Plasma Alliance, formada pelas principais empresas de plasma do mundo: Biotest, BPL, LFB e Octapharma, juntamente com CSL Behring e Takeda. O "I" e "g" no CoVIg-19 representam imunoglobulina, que a CoVIg-19 Plasma Alliance utilizará para criar um medicamento sob investigação. Com o apoio consultivo da Fundação Bill & Melinda Gates, esses cientistas, inovadores e especialistas em fabricação de medicamentos se uniram em um esforço para acelerar o desenvolvimento de uma potencial terapia de H-Ig para o COVID-19. Eles estão colaborando em aspectos importantes, como coleta de plasma, desenvolvimento de ensaios clínicos e fabricação de produtos. Terapias derivadas de plasma, como H-Ig, já demonstrou ser eficaz no tratamento de infecções respiratórias virais graves. A capacidade combinada desses fabricantes comerciais líderes nos dá esperança de um tratamento escalável, confiável e sustentável para o COVID-19.

A Microsoft está dedicando infraestrutura de computação, além de pessoal de engenharia e pesquisa, para apoiar esse grupo a incentivar pessoas que se recuperaram da COVID-19 a se inscrever para doar plasma em centros de coleta licenciados nos Estados Unidos.

Juntamente com os parceiros da aliança está lançando o CoVIg-19 Plasma Bot , uma ferramenta de triagem automática que qualquer pessoa pode usar para ver se se qualifica para doar seu plasma.

O bot de plasma e a página inicial e o site de recrutamento de doadores da aliança estarão disponíveis em https://covig-19plasmaalliance.org/ e espera disponibilizá-lo através de outros canais da web, sociais e de pesquisa, para maximizar a conscientização sobre possíveis doadores de plasma. A doação deve ser bastante conveniente na maioria dos casos: mais de 50% da população de doadores elegíveis nos EUA vive dentro de 24 quilômetros de um dos 500 centros operados pelas empresas membros da CoVIg-19 Plasma Alliance. O recrutamento começará nos Estados Unidos e depois se expandirá para a Europa.

Quanto mais cedo os pacientes com COVID-19 recuperados doarem plasma convalescente, mais cedo a aliança poderá começar a fabricar uma terapia potencial e iniciar os ensaios clínicos. Esses ensaios determinarão se essa terapia pode ajudar na recuperação de pacientes de alto risco com COVID-19 e se pode proteger indivíduos de alto risco da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.