Governo dos EUA divulga plano para defender setor elétrico de ciberataques

0

O Departamento de Energia (DOE) anunciou nesta terça-feira, 20, um plano de 100 dias para ajudar a fortalecer o sistema de energia elétrica dos EUA contra ameaças cibernéticas. O plano, implementado com participação de empresas do setor privado e com a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura do Departamento de Segurança Interna (CISA), visa ajudar proprietários e operadores a desenvolver abordagens mais abrangentes para detecção, mitigação e capacidades forenses, de acordo com o Conselho de Segurança Nacional.

Como parte do plano, o Escritório de Cibersegurança, Segurança Energética e Resposta de Emergência do DOE se concentrará em fazer com que os proprietários e operadores de sistemas de controle industrial (ICS) selecionem e usem tecnologias que ajudem a obter consciência em tempo real das ameaças cibernéticas, e capacidades de resposta, de acordo com um comunicado.

O DOE também incentivará a implantação de tecnologias que aumentem a visibilidade das ameaças em redes de tecnologia operacional e ICS. "Os Estados Unidos enfrentam uma ameaça cibernética bem documentada e crescente de agentes mal-intencionados que buscam interromper a eletricidade da qual os americanos contam para abastecer nossas casas e negócios", disse a secretária de Energia Jennifer Granholm em um comunicado. "Cabe ao governo e à indústria prevenir possíveis danos – é por isso que estamos trabalhando juntos para tomar essas medidas decisivas para que os americanos possam contar com um sistema de energia resiliente, seguro e limpo."

O plano de 100 dias surge enquanto a indústria de energia e o DOE lutam contra uma suposta campanha de espionagem do governo russo envolvendo a empresa SolarWinds . O DOE é uma das várias agências do governo federal que encontrou software malicioso em suas redes, vinculado à operação de hacking – que as autoridades alertaram que pode ter se tornado destrutiva.

O plano de 100 dias também coincide com o aviso da comunidade de inteligência dos Estados Unidos na semana passada de que a Rússia tem buscado sistemas de controle industrial e em meio a preocupações de que hackers chineses tenham investigado recentemente o setor de energia na Índia . A comunidade de inteligência dos EUA também avaliou recentemente que os hackers do governo chinês são capazes de causar danos à infraestrutura crítica nos EUA.

Tecnologias avançadas para proteger o sistema de energia elétrica dos EUA contra ameaças cibernéticas

Nos próximos 100 dias, o Escritório de Cibersegurança, Segurança Energética e Resposta de Emergência do DOE (CESER) – em parceria com concessionárias de energia elétrica – continuará a desenvolver tecnologias e sistemas que fornecerão visibilidade cibernética, detecção e recursos de resposta para sistemas de controle industrial de utilidades elétricas.

O plano de modernização das defesas de segurança cibernética:

Encoraja os proprietários e operadores a implementar medidas ou tecnologias que aprimorem sua detecção, mitigação e capacidades forenses;

Inclui marcos concretos durante os próximos 100 dias para proprietários e operadores identificar e implantar tecnologias e sistemas que permitem consciência situacional quase em tempo real e capacidades de resposta em sistemas críticos de controle industrial (ICS) e redes de tecnologia operacional (OT);

Reforça e aprimora a postura de segurança cibernética de redes de tecnologia da informação (TI) de infraestrutura crítica; e

Inclui um esforço voluntário da indústria para implantar tecnologias para aumentar a visibilidade das ameaças nos sistemas ICS e OT.

Busca de insumos da indústria de energia para proteger o sistema de energia dos EUA

Além disso, o DOE lançou um novo Request for Information (RFI) para buscar contribuições de concessionárias de energia elétrica, empresas de energia, academia, laboratórios de pesquisa, agências governamentais e outras partes interessadas para informar as recomendações futuras para a segurança da cadeia de fornecimento em sistemas de energia dos EUA.

O governo Biden também está revogando uma ordem executiva emitida durante o governo Trump com o objetivo de limitar os equipamentos de origem estrangeira no setor elétrico. O pedido, que visa os sistemas de energia em massa que lidam com geração e transmissão de eletricidade, permitiria ao secretário de Energia examinar o equipamento antes de ser instalado para verificar possíveis ameaças à segurança nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.