Publicidade
Início Notícias Inovação Mobileye e Udelv Ink firmam contrato para entrega de veículos autônomos

Mobileye e Udelv Ink firmam contrato para entrega de veículos autônomos

0
Publicidade

A Mobileye, empresa do Grupo Intel, e a Udelv, empresa apoiada por capital de risco do Vale do Silício, acabam de anunciar que o Mobileye Drive, sistema de condução autônoma da empresa, será responsável por “conduzir” os novos veículos de entrega autônoma (ADV) da Udelv, os “Transporters”. As empresas também planejam a produção de mais de 35.000 Transporters com tecnologia Mobileye até 2028, com início das operações comerciais em 2023. Trata-se do primeiro acordo em larga escala para sistemas autônomos, indicando que a tecnologia Mobileye Drive está pronta para implantação comercial em soluções que envolvem a movimentação autônoma de mercadorias e pessoas.

“O acordo com a Udelv se destaca pelo seu tamanho, escopo e rápido cronograma de implantação, mostrando nossa habilidade de entregar a tecnologia Mobileye Drive™ para uso comercial hoje e em larga escala”, afirma Amnon Shashua, presidente e CEO da Mobileye. “A pandemia de COVID-19 acelerou a demanda pela entrega autônoma de mercadorias e estamos muito animados em trabalhar com a Udelv para lidar com esse desafio no curto prazo.”

“Atualmente, a Mobileye é a única empresa capaz de fornecer um sistema autônomo de pilha completa e com viabilidade comercial e escala. Com a prontidão da tecnologia Mobileye Drive™ combinada à vasta cobertura da empresa na América do Norte, Europa e Ásia, será possível aumentar a produção e implantação dos Transporters da Udelv e, em breve, oferecer esse tipo de serviço para nossa lista de clientes, que não para de crescer”, explica Daniel Laury, CEO e cofundador da Udelv.

A entrega Last Mile (ou última milha, em português) é a etapa mais cara do processo de distribuição, sendo responsável por 53% do custo geral de mercadorias. Por outro lado, os consumidores estão fazendo cada vez mais compras online, o que deve aumentar o volume de entregas de última milha dentro dos perímetros urbanos em até 80% até 2030 e exigir 36% mais veículos de entrega. Outro ponto de atenção é a escassez de motoristas para as empresas que querem acompanhar o ritmo da demanda. É um modelo de serviço com diversas opções de aprimoramento.

Os clientes da Udelv esperam que os Transporters da empresa possam melhorar consideravelmente a eficiência dos serviços de entrega de última e meia milha para diferentes tipos de produtos, desde pães e bolos e peças de automóveis, passando por mantimentos e produtos médicos.

A Donlen, uma das maiores e mais tecnológicas empresas de gestão de frotas comerciais dos EUA acaba de realizar a pré-encomenda de 1.000 Transporters. Trata-se da maior pré-encomenda feita até agora de veículos de entrega autônomos.

“Estamos muito felizes em saber que somos os primeiros clientes do Transporter da Udelv”, afirma Tom Callahan, presidente da Donlen. “A combinação entre o Transporter com zero emissões da Udelv e o sistema de gerenciamento de entrega automatizado com Mobileye Drive™ permitirá grandes reduções nos custos de entrega, além de deixar as ruas e estradas mais seguras e reduzir as emissões de carbono em todo o país”.

A tecnologia Mobileye Drive usa os sensores e software de system-on-chip EyeQ™ de nível 4 (L4), solução de mapeamento AV Road Experience Management™ e política de direção autônoma baseada em Responsibility Sensitive Safety. A Udelv será responsável pela integração com seu Delivery Management System enquanto a Mobileye irá fornecer a supervisão técnica. Além disso, a Mobileye será responsável pelo suporte de software over-the-air.

Os Transporters com tecnologia Mobileye serão capazes de performar a direção autônoma de nível L4, com operação de ponto a ponto. Por meio do sistema de teleoperação proprietário da Udelv será possível manobrar os veículos em locais como estacionamentos, zonas de carga, complexos de apartamentos e estradas privadas.

Conhecida pela criação do primeiro ADV sob medida e por realizar a primeira entrega autônoma no início de 2018, a Udelv já fez várias implantações de teste com clientes de diferentes setores.

“Apostamos na tecnologia da Udelv dois anos atrás e estamos muito felizes em acompanhar o progresso da empresa em um período de tempo tão curto”, afirma Mike Odell, presidente e CEO da XL Parts e da Marubeni Automotive Aftermarket Holdings e um dos primeiros clientes da Udelv. “A XL Parts segue comprometida em expandir a parceria com a Udelv e ser um dos primeiros clientes dos Transporters”.

O acordo com a Udelv simboliza o avanço dos planos de expansão global de mobility-as-a-service e valida a tecnologia e abordagem de negócios da empresa. A Mobileye planeja dar seus primeiros passos na implantação de ônibus autônomos com a Transdev ATS e o Lohr Group na Europa. Além disso, no início de 2022 a companhia deve começar a operar um serviço de caronas autônomo em Israel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile