Mesmo satisfeita com o comércio eletrônico, a maioria dos brasileiros ainda se sente insegura para realizar transações financeiras on-line, especificamente em relação ao vazamento de informações de seus cartões bancários na web. Segundo levantamento da Unisys, feito em abril deste ano, 51% dos brasileiros disseram estar "seriamente preocupados" com suas transações financeiras on-line, enquanto 20% declararam ter "alguma preocupação" e 21%, "não se preocupam com o assunto".
Na comparação com os dados da última edição da pesquisa, realizada em outubro do ano passado, o índice de pessoas muito preocupadas com as transações financeiras feitas pela internet cresceu 47%, já que 36% dos entrevistados estavam "seriamente preocupados". Ao mesmo tempo, 84% dos brasileiros se declararam muito preocupados com o uso das informações de seus cartões bancários por terceiros, principalmente nas compras feitas on-line.
Segundo análise da empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, mesmo receosos em relação à movimentação de seu dinheiro pela internet, os brasileiros gastaram R$ 10,6 bilhões no ano passado. Alta de 30% frente os R$ 8,2 bilhões apurados em 2008. O relatório mostra que as pessoas não encaram o fornecimento de informações de seus cartões para lojas virtuais como um problema, mas ainda não confiam na segurança on-line das instituições financeiras.
- Desconfiança