Caramuru investe na renovação do ambiente de TI para suportar logística

0

A Caramuru Alimentos concluiu em outubro do ano passado projeto de renovação de seu ambiente de tecnologia da informação (TI) para dar suporte à sua complexa operação de logística no ramo de negócio em que atua.

O projeto contou com a participação da mineira IT-One, parceira de integração da EMC, que forneceu as novas soluções de armazenamento de dados (storage), que substituiu os sistemas antigos, da mesma fornecedora.

Ativa há 49 anos, a Caramuru se destaca no processamento de soja, milho, girassol e canola. A sua operação inclui a industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de soja em grãos, farelo, óleo e licitina, além da produção de proteína concentrada de soja e biodiesel.

A operação logística para movimentação de produtos do complexo soja se concentra no Porto de Santos, mas utiliza ferrovias e a Hidrovia Tietê-Paraná.

A Caramuru possui cinco unidades industriais localizadas em Goiás, Paraná e Mato Grosso e opera também 84 unidades armazenadoras com capacidade de 2,5 mil toneladas de grãos.

O projeto de renovação do ambiente de TI foi colocado em prática para suportar o grande volume de dados gerados a partir dos processos operacionais da companhia.

Para que a melhor solução fosse desenhada, a IT-One realizou um trabalho de consultoria para mapeamento e identificação do estágio em que o ambiente da Caramuru se encontrava

Além disso, fez uma projeção de crescimento para os próximos anos e uma avaliação da necessidade de reestruturação do ambiente de backup.

O primeiro passo foi a substituição dos equipamentos de storage Clariion CX 500 e CX700 e Celerra NX4 pela linha VNX 5500 Unified, consolidando em uma única plataforma todas as operações, que serão realizadas nos sistemas operacionais Windows e Linux.

Dois novos switches, o DS24 e DS300-B, substituíram os dispositivos DS16-B e DS24-B. A companhia também dispunha no site principal de outro equipamento da EMC, o Clariion CX4-120c, que foi removido para o site backup e passou a ser utilizado como desenvolvimento e homologação.

Outra mudança foi a introdução de dois appliances de backup em disco, o EMC DataDomain modelos DD630 e DD640, que utilizam a tecnologia de virtualização de armazenamento de dados, tape library virtual e DDBoost.

A Caramuru também implantou a primeira geração de NAS (Network Attached Storage) com série NS e AX da EMC.

Com a reestruturação, a área de TI agregou valor ao negócio da Caramuru, proporcionando novos recursos para integração com outras tecnologias, diz Renato Pereira de Souza, diretor de TI e suprimentos da companhia.

Outros aspectos positivos, segundo ele, foram otimização, a alta performance e alta disponibilidade para as aplicações críticas que suportam os processos de negócio da empresa.

"Como passamos a reunir todas as operações do site principal no VNX, que antes eram realizadas em três máquinas, a administração também se tornou simplificada e unificada", complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.