STJ mantém multa ao Google por violação de direitos autorais feita por usuário do Blogger

0

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o provedor de conteúdo na internet que não retirar material plagiado do ar, após ser notificado, responde solidariamente pelos danos causados por violação a direitos autorais. O caso no qual a Sette Informações Educacionais processou o Google por manter conteúdo publicado por um dos usuários do Blogger, que pertence ao gigante das buscas, foi julgado pela terceira turma do STJ nesta segunda-feira, 20, e a multa de R$ 12 mil foi mantida.

A Sette Informações identificou a publicação não autorizada de um de seus materiais didáticos em blogs hospedados pela Google. Após notificar o provedor, pedindo a retirado do conteúdo do ar, o material foi mantido até o envio de intimação judicial. Assim, a empresa entrou com um processo e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que o Google indenize a Sette em R$ 12 mil.

O Google recorreu ao STJ solicitando a redução da multa, pois alega que não poderia ser responsabilizado por atos de usuários. Embora o relator do STJ, ministro Sidnei Beneti, concorde com o argumento de que o provedor não responde objetivamente pelo conteúdo inserido por usuários, ele entende a obrigação de retirada imediata da informação depois de a empresa ser notificada, sob pena de responder solidariamente com o autor direto do dano.

A responsabilização sobre conteúdo de terceiros é um dos pontos do marco civil da internet, cuja votação está pendente na Câmara após diversos adiamentos e alterações na redação do projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.