Publicidade
Início Comunicações Mobile Brasil já é o terceiro maior mercado de conexões M2M móveis no...

Brasil já é o terceiro maior mercado de conexões M2M móveis no mundo, diz estudo

0
Publicidade

Apesar de o número de dispositivos ligados à internet ainda ser pequeno no Brasil, a conexão e comunicação entre máquinas (M2M) deve continuar aumentando no país. Um estudo encomendado à Convergência Research pela fabricante de chipsets para dispositivos móveis Qualcomm prevê que a “internet de todas as coisas” (IoE, sigla da expressão em inglês Internet of Everything) se consolidará rapidamente no mercado brasileiro.

O levantamento, que compõe o Índice Qualcomm da Sociedade da Inovação (QuISI), revela que o Brasil já é o terceiro maior mercado do mundo em número de conexões M2M móveis, com 8,3 milhões de conexões e 3% de penetração — de acordo com dados de 2013 da Anatel —, o que representa um crescimento de nove vezes em cinco anos, empatado com o Japão, com quase 8 milhões de conexões.

O país número 1 em conexões M2M móveis é a China, com 34,7 milhões de conexões, seguida pelos Estados Unidos, com 28,6 milhões de conexões. O estudo aponta que existem 16,3 milhões de conexões M2M móveis na América Latina, com uma taxa anual de crescimento variando entre 20% e 30%, dependendo do país.

Somente no Brasil, as vendas de serviços de conectividade M2M movimentaram US$ 225 milhões no ano passado. O relatório aponta que o setor de pagamentos é o mais desenvolvido no país, com 55% de participação no total de conexões que podem ser consideradas IoE, enquanto o segmento de veículos é responsável por 30% das conexões M2M móveis. Ainda de acordo com a pesquisa, foram contabilizadas 250 mil conexões M2M móveis na indústria e 400 mil conexões M2M no segmento de utilities.

No entanto, o QuISI IoE, que analisa seis áreas de aplicação da conectividade de objetos ou máquinas (veículos, utilities, indústrias, saúde, pagamentos e outros), com foco especial em conexões M2M móveis, mostra o Brasil com apenas 1,17 ponto (de 100 possíveis), enquanto a Suécia, o país com maior índice de adoção de tecnologias de IoE, tem 10,07 pontos.

TIC nas empresas

O estudo da Qualcomm divulgado nesta terça-feira, 20, compõe o segundo módulo que, além da internet de todas as coisas, inclui também empresas e mobilidade. De acordo com o QuISI Empresas, que identifica o estágio atual de uso das tecnologias da informação e comunicações (TICs) pelas empresas e sua representatividade dentro da economia digital, o Brasil contabilizou 30,3 pontos (de 100 possíveis). Embora 83% das empresas estejam conectadas à internet no país — considerando somente as organizações com mais de dez funcionários esse índice chega 98% — o relatório indica que ainda existe uma grande demanda digital no país.

O estudo diz que o maior desafio é fazer com que as microempresas (com menos de dez funcionários) atinjam um nível de penetração semelhante ao das empresas maiores, visto que a porcentagem de organizações não conectadas à internet (17%) é significativa. “Isso limita o potencial de inovação tanto dos funcionários como das próprias empresas”, segundo Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina. O número de empresas conectadas à internet que ainda não tem presença na web também é considerável. Segundo o estudo, metade das empresas no país ainda não possui um website ou uma página em rede social, contra 44% que têm perfil ativo nas redes sociais e 45% que têm um website.

Mobilidade

A pesquisa revela ainda que 21% dos funcionários das empresas conectadas usam o smartphone e 4% utilizam tablet como ferramenta de trabalho. O relatório também evidencia que o uso de aplicativos móveis ainda é baixo. Entre 15% e 20% das empresas pesquisadas usam algum aplicativo específico, como para consulta de estoque de produtos, enquanto 60% utilizam aplicativos genéricos como, por exemplo, de gerenciamento de contatos. Já 26% das empresas conectadas usam no mínimo um aplicativo na nuvem, sendo que os mais procurados são os para armazenamento online, como o Dropbox.

Nas pequenas empresas, a maior barreira para adoção de aplicativos móveis é o desconhecimento (39%) sobre tudo aquilo que pode ser feito com esses programas, enquanto nas grandes empresas o principal problema é o custo (33% das respostas).

Tendências 2014-2015

Dentre as principais projeções do estudo para este e o próximo ano está o aumento da mobilidade e no número de transações na internet. O levantamento revela que 24% das empresas conectadas sem smartphones pretendem adquiri-los em dois anos e 26% das empresas sem tablets pretendem fazer o mesmo. Já 15% das empresas que não usam internet banking pretendem incorporar o serviço entre este ano e 2015 e 10% daquelas que não fazem transações financeiras pela internet pretendem incorporá-las nesse período.

A Convergência Research prevê ainda que, até 2020, o Brasil terá 55 milhões de conexões M2M móveis, segmento que movimentará US$ 1 bilhão.

Para realizar o estudo, o instituto de pesquisas ouviu 230 empresas – 200 pequenas e médias empresas e 30 companhias de grande porte – de 72 países, mas tendo como foco principal o México e o Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile