Como fazer sua empresa acontecer nas redes sociais?

0

Sabemos que a competição por atenção e engajamento dos usuários nas redes sociais está cada vez mais acirrada. O alcance orgânico está em processo de declínio e esta trajetória de queda poderá ser acentuada nos próximos anos. Um dos maiores desafios das empresas e marcas é criar conteúdos relevantes que atraiam e promovam o engajamento da audiência. O foco agora é cada vez mais conseguir ser assertivo em relação aos temas que podem interessar aos seus interlocutores – e, muitas vezes, nem isso é suficiente.

Para que as empresas tenham sucesso nesta empreitada, é necessário criar conteúdo verdadeiramente relevante. Para isso, precisam então conhecer o perfil e as motivações da sua audiência. Além de observar cotidianamente o que os internautas mais comentam na rede, as empresas podem ainda realizar pesquisas para conhecer melhor este público.

Muitas organizações já recorrem à SurveyMonkey para conhecer o perfil de seus interlocutores,  o que as auxilia a ajustar a mensagem e o canal para cada informação a ser comunicada, alinhando assim o discurso de acordo com o objetivo. O Facebook, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta para a disseminar determinada ideia e não ser adequada para alguma outra. O mesmo acontece em relação ao Twitter, Instagram, LinkedIn, Google Plus, Youtube, Pinterest, Tumblr, entre outras. Cada rede tem sua peculiaridade e forma de compartilhar conteúdo.

Recentemente, foi realizado um estudo pela SurveyMonkey, em parceria com Social@Ogilvy, com o objetivo de entender as motivações que levam as pessoas a compartilharem um post nas redes sociais.  Esta pesquisa abarcou 16 países, incluindo o Brasil, e obteve respostas de mais de 6.500 usuários de redes sociais.

O Brasil tem um grande potencial para o desenvolvimento de conteúdos para redes sociais: 71% dos brasileiros compartilham informações que consideram interessantes, por meio de seus celulares, tablets ou desktops. Somos o terceiro país do mundo em compartilhamento nas mídias sociais. Os ususário de internet no Brasil gastam mais tempo online do que em outros países integrantes dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). Os brasileiros navegam na web em média 38,5 horas, enquanto nos outros BRICs, este tempo cai para 32,5 horas. No mundo, os brasileiros são os que gastam mais tempo nas redes sociais: 13,8 horas.

Esta mesma pesquisa mostrou que os conteúdos relacionados a emoção são os mais compartilhados pelos brasileiros: 21% dos entrevistados compartilham mensagens para estabelecer contato com as outras pessoas.

Outro ponto muito relevante identificado pelo levantamento foi o tipo de conteúdo compartilhado de acordo com a faixa etária. Jovens e adultos têm interesses e motivações diferentes para fazê-lo. Enquanto 18% dos brasileiros jovens acreditam que o compartilhamento ajuda a definir sua personalidade, apenas 5% daqueles com idades acima dos 40 anos pensam da mesma forma. Manter o contato com as pessoas é a razão para replicar algum conteúdo para 34% dos entrevistados acima dos 40 anos, enquanto apenas 15% das pessoas abaixo desta faixa etária fazem tal afirmação. 40% dos jovens entre 18 e 29 anos preferem conteúdos humorísticos para compartilhar, enquanto 59% das pessoas acima de 40 anos preferem conteúdos informativos.

A mensagem final para as empresas, marcas e profissionais de mídia social é que o brasileiro gasta muito tempo online, navega muito nas redes sociais e gosta de compartilhar. Mas por outro lado, o alcance orgânico está cada vez menor. Então cabe à empresa conhecer seu interlocutor e não apenas expor para ele suas ideias. O que as empresas têm que ter em mente é que estamos vivendo um momento em que é preciso dialogar com o internauta – ou seja, trocar experiências e informações de acordo com interesses mútuos.

Algumas recomendações para criação de conteúdos:

Faça seu conteúdo ser verdadeiramente relevante. Conheça o perfil e motivações da sua audiência.

Não enfoque em torná-lo viral. O post poderá por si só ganhar tração e viralidade como consequência de um conteúdo relevante para seu público.

Mantenha-se leal ao DNA de sua empresa e marca (consistência e coerência são palavras que você deve pensar com carinho).

Isso trará bons posts e excelentes resultados para você, sua marca e empresa (e principalmente para seus usuários).

Rodolfo Ohl, country manager Brasil da SurveyMonkey.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.