Universidade Federal de Sergipe e Cisco ampliam parceria

0

A Cisco e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciam o avanço de parceria estratégica, iniciada com a implantação do projeto-piloto de Telemedicina naquele Estado em 2014. A Cisco e a UFS firmaram um convênio de cooperação técnica visando promover ações conjuntas destinadas à inovação nas áreas de Saúde, Educação, Óleo & Gás. O acordo prevê atividades de ensino, pesquisa e extensão, com mensuração e divulgação comum dos resultados, aproveitando a infraestrutura de Colaboração do projeto-piloto de Telemedicina e a infraestrutura do Centro de Inovação IoE Cisco Rio de Janeiro (COI).

A iniciativa de Telemedicina combina ferramentas de Colaboração da Cisco, como Show and Share, WebEx e Jabber, com os esforços da UFS no atendimento especializado à distância para crianças da zona rural de Sergipe – nas clínicas de Saúde da Família das cidades de Lagarto e Tobias Barreto -, e na educação continuada de profissionais. Recentemente, a Cisco divulgou os primeiros resultados do projeto, em um relatório que apontou que a telemedicina não só ajudou a melhorar a qualidade do atendimento, como também reduziu a necessidade de longos deslocamentos das famílias até médicos especialistas. O projeto-piloto foi concluído oficialmente no final de abril deste ano, quando a UFS ficou responsável por consolidar a produção e supervisionar o progresso do programa.

Agora, com o convênio de cooperação técnica firmado, a parceria estratégica entre a Cisco e a UFS avança para outra fase na qual, além de dar continuidade às atividades na área da Saúde, as duas entidades trabalharão em conjunto para escalar o impacto da colaboração e da infraestrutura já existente no fomento à inovação nas áreas de Educação e de Óleo & Gás. O convênio representa um importante canal aberto entre o setor de inovação e a academia, tanto para trabalho de referência e co-desenvolvimento com outras universidades e também hospitais, como no desenvolvimento de soluções específicas para os segmentos indicados.

Dentre as atividades previstas em Educação, por exemplo, estão programas de aprimoramento de professores da UFS no uso de Tecnologia no ambiente educacional, workshops para o planejamento e desenvolvimento de soluções alinhadas ao Plano Diretor de Tecnologia de Educação, além de assistência metodológica. Já na área de Óleo & Gás, os pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe terão acesso aos projetos pioneiros desenvolvidos pela Cisco no Centro de Inovação e a oportunidade de colaborar em projetos inovadores.

Na área da Saúde, as ações deverão ser intensificadas, com o objetivo de melhorar o entendimento das necessidades de Telemedicina numa perspectiva nacional, estimulando o diálogo, o financiamento e a adoção de novos processos. A cooperação técnica inclui ainda o intercâmbio de experiências, a fim de contribuir para a evolução do Centro de Práticas em Medicina da UFS, a participação remota de profissionais em eventos e um laboratório de testes na Universidade, com o ensino prático e simulações para estudantes (como cirurgias e procedimentos), contando com as soluções do Centro de Inovação.

A UFS, em parceria com a Cisco, irá colaborar com outras instituições, promovendo a recepção de visitas e agindo como uma referência das soluções da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.