Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) CGI.br anuncia eleições para novos representantes da sociedade civil

CGI.br anuncia eleições para novos representantes da sociedade civil

0
Publicidade

(Atualizada em 21/05/2016 às 12:21) O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) dará início no próximo dia 30 a um processo eleitoral para escolher os 11 representantes da sociedade civil. As organizações do setor precisarão ser homologadas e podem se cadastrar em até 90 dias a partir da publicação da chamada de convocação para compor o colégio eleitoral, o que deverá ser realizada na mesma data do início do processo. Os mandatos serão de três anos, de maio de 2017 até 2019.

Com 11 membros, a sociedade civil tem composição majoritária e efetiva na gestão. São quatro eleitos pelas organizações do terceiro setor, quatro pelo empresarial e três pela comunidade acadêmica e científica. O Comitê conta ainda com outros nove representantes de órgãos do governo e um representante de notório saber em assuntos da Internet, totalizando 21 integrantes.

(Atualização de 21/05/2016 – Após a publicação do press release do CGI sobre o início do processo eleitoral, este noticiário recebeu a informação de que, para o início formal das eleições seria necessária uma portaria interministerial aprovando as normas que disciplinam o processo de escolha e instituindo a comissão eleitoral. Segundo apurou este noticiário, uma minuta desta portaria foi elaborada e assinada pelos então ministros André Figueiredo – Minicom – e Emília Ribeiro – MCTI -, mas ainda precisaria ser assinada pela Casa Civil da Presidência, o que não aconteceu no processo de mudança do governo. Normalmente as portarias que instituem a comissão eleitoral do CGI eram assinadas pelos ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo ministro das Comunicações, juntamente com a Casa Civil. Como dois ministérios foram fundidos, não está claro ainda quem deveria assinar esta portaria. Na última eleição do CGI, realizada em 2013, a Portaria Interministerial 266, de 22 de março de 2013, é que deu início formal ao processo, com a aprovação das normas e indicação da comissão eleitoral, acompanhada da publicação do edital de convocação no mesmo dia. Este ano, o CGI.Br optou por divulgar, por meio da nota à imprensa, o aviso de que no dia 30 de maio será iniciado o processo, mas ainda não se sabe se com ou sem uma portaria com as regras e compondo a comissão eleitoral. Paralelamente, foi publicado no site do CGI.Br uma chamada para a convocação do processo, que na prática é o edital, já com a formação de uma comissão eleitoral e as regras gerais.)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile