Gastos com TI representam 8,2% das receitas das empresas em 2020

0

Os gastos com TI nas empresas do país continuam crescendo, e já representa 8,2% das receitas das empresas. Essa informação foi divulgada nesta quinta-feira, 20, pela FGVcia – Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), que anualmente apresenta amplo retrato do mercado de Tecnologia de Informação (TI), com uma análise detalhadas de uso das empresas. Uma amostra que esse analisou 2.636 médias e grandes empresas. Quando se analisa por área de atividade, o segmento de serviços, onde se encontram os bancos, mostra um gasto superior ao da média, com 11,7%; enquanto o segmento de comércio tem o menor índice, com 3,9%.

Segundo o coordenador da pesquisa do FGVcia, Prof. Meirelles, o custo anual de TI por usuários atingiu R$ 48 mil, que reflete os gastos e investimentos em TI em 2020, dividido pelo número de usuários da empresa. Para ele, os resultados divulgados comprovam o processo de Transformação Digital das empresas e da sociedade.

A pesquisa mostra que o Brasil vai ultrapassar 200 milhões de computadores (desktop, notebook e tablet) em uso no Brasil em 2021: 9,4 para cada 10 habitantes (94% per capita). A Venda anual de computadores em 2020 foi 11 milhões, 8% menor que 2019 e menos da metade do pico de 2013.

Mas quando se soma smartphone na pesquisa teremos 242 milhões de dispositivos em uso em junho de 2021. Adicionando os notebooks e os tablets são 346 milhões de dispositivos, ou seja 1,6 dispositivo portátil por habitante. A falta de conectividade que impede um maior crescimento.

O uso e os gastos e investimentos em TI nas empresas continuam crescendo em valor, mas segundo Meirelles, são canalizados para renovação de infraestrutura, mas ainda deixam a desejar quando o foco é apoiar novos modelos de negócios.

Ele diz que o segmento de Inteligência Analítica – BI, BA, CRM e EIS, continua lucrativa. Ela foi o destaque de crescimento na pesquisa, disputada pela SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft, Qlik e IBM, nesta ordem, que são os líderes desse segmento com 95% do mercado.

 

A participação de mercado dos Sistemas Integrados de Gestão apresenta TOTVS e da SAP têm 33% do mercado, Oracle 11% e Outros 23%. TOTVS lidera nas menores e SAP nas maiores empresas.

Os maiores crescimento em participação de mercado de software em 2020/21 foram Google, Qlik e Zoom. Em videoconferência o destaque é o Zoom, com 40% de mercado; seguido pelo Teams com 32%; Google Meets 18% e as demais 10%.

Meirelles diz que a pesquisas mostrou os projetos no quais as empresas investiram no ano passado: Inteligência Analítica (Analytics) e "o novo" ERP (Migração, Implementação e Integração). Nas grandes, aparece: Busca de Talentos, Governança de TI, Inteligência Artificial, IoT e Nuvem. Foco no Alinhamento Estratégico e Transformação Digital.

Uma apresentação e um relatório com os resultados estão em: www.fgv.br/cia/pesquisa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.