Pesquisa aponta migração do processamento de grandes volumes de dados para nuvem

0

A quarta pesquisa anual de uso da nuvem, feita pela empresa de virtualização de dados Denodo, apurou que as organizações estão acelerando a adoção do processamento em nuvem com o objetivo de aproveitar sua flexibilidade, controlar custos, acelerar o tempo de lançamento no mercado e simplificar o gerenciamento de dados.

De acordo com os entrevistados da pesquisa, que abrangeu 150 negócios globais e profissionais de TI de vários setores da indústria, a implantação da nuvem híbrida continua a ser a escolha dominante, já que mais de um terço dessas organizações (35 %) usam esse modelo.

A nuvem privada mostrou algum uso, respondendo por quase um quarto de todas as formas de processamento (24%), seguida pela nuvem pública, que permaneceu quase estável em 16 %. A utilização de vários provedores de nuvem continua sendo uma escolha popular para quase uma em cada dez organizações (9%) que optam por adquirir os melhores aplicativos, repositórios de dados e tecnologias de orquestração de infraestrutura entre diferentes provedores de serviços de nuvem para evitar a dependência de um único fornecedor.

Embora o número de organizações com algum nível de adoção da nuvem tenha permanecido estável ano após ano, o percentual de organizações que estão movendo grandes volumes de processamento avançado para a nuvem aumentou 25% (19,59% em 2021 contra 15,48 % em 2020).

Apesar da segurança e das habilidades necessárias para a sua adoção ainda serem as principais preocupações das organizações, as estatísticas indicam claramente que as empresas estão mais confiantes para mover processamentos importantes para a nuvem e adotá-la de forma ainda mais abrangente. Em termos de provedores de nuvem, a AWS e o Azure ainda detêm a maior fatia do mercado de nuvem (65 % combinados), enquanto outros, como o Google Cloud Platform (GCP), estão lentamente os alcançando.

Como uma participação considerável de organizações está dando o primeiro passo para a nuvem com cautela, os Marketplaces estão se tornando muito populares, já que quase metade (45%) os utilizam de olho nos baixos investimentos iniciais previstos e riscos envolvidos. Os valores envolvidos no modelo pay as you use são a motivação mais popular com 35%, seguida pela possibilidade de autoatendimento para minimizar a dependência de equipes de TI (25%) e simplicidade na aquisição (14%). Evitar um compromisso de longo prazo também foi um motivador de 6% dos entrevistados.

As empresas estão adotando a nuvem para vários usos, sendo os mais populares analytics, infraestrutura e inteligência artificial (IA) e machine learning (ML). A adoção de AI, de ML e de processamento em stream, ganham relevância nas operações de rotina, já que o crescimento ano a ano para cada uma variou entre 50 e 100%. Quase 50% dos participantes usam múltiplas soluções para integração na nuvem, sendo as mais populares os data lakes, ETL pipeline, cloud data warehouse e armazenamento de objetos.

Na medida em que as organizações adotam a nuvem mais rápido do que nunca, os processos de TI estão se tornando mais automatizados e ágeis por meio da adoção de microsserviços e contêineres. Cinquenta por cento dos entrevistados indicaram que estão usando o Docker para automação e portabilidade. A adoção do Kubernetes também está aumentando em um ritmo constante, porque, para muitas organizações, centenas e às vezes milhares de microsserviços abrangem ambientes de TI locais e várias nuvens.

Metodologia

O estudo 2021 Denodo Global Cloud analisou 150 organizações em março de 2021. Participaram usuários de várias origens, funções e regiões. O relatório completo está disponível para download aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.