Telesat e TIM Brasil realizam teste LEO no Brasil

0

A Telesat e a TIM Brasil anunciaram a conclusão de testes para diversas aplicações com o satélite de baixa órbita LEO Fase 1 da Telesat. Inédito no Brasil, o teste foi planejado para prover conectividade backhaul utilizando o satélite LEO e foi realizado em conjunto com a equipe da área de inovação da TIM Brasil, em seu teleporto de última geração no Rio de Janeiro, utilizando antena Intellian de 85 cm para estabelecer circuitos de uplink e downlink de alta capacidade.

Durante cinco dias, equipes mediram o desempenho do tráfego de dados nas aplicações móveis 4G utilizando o satélite LEO, atingindo uma latência média de 38ms. Todas as aplicações testadas funcionaram de forma eficiente sem interferências, fading ou interrupções ao longo dos testes, incluindo streaming de vídeo do YouTube 1080p, videoconferência, voz sobre LTE no WhatsApp e compatibilidade de interface.

A baixa latência resultante representa uma grande oportunidade para uma operadora como a TIM Brasil expandir ainda mais seus serviços de rede móvel e acesso à internet. O Brasil possui uma excelente cobertura 4G nos centros populacionais, mas, em muitos casos, expandir essa cobertura para localidades remotas por meio de fibra ótica não é economicamente viável devido a longas distâncias e dificuldades de acesso. Esses testes destacaram como a rede Telesat Lightspeed pode proporcionar múltiplos Gbps de conectividade backhaul acessível e de alto desempenho para conectar regiões com deficiência de atendimento e, com isso, reduzir o abismo digital no Brasil.

Os satélites da Telesat Lightspeed que começarão a ser lançados em aproximadamente dois anos serão mais sofisticados, porém o satélite LEO Fase 1 da Telesat oferece uma excelente oportunidade para demonstrar efetivamente como várias aplicações se comportam utilizando satélites LEO e, em última instância, como serão suportadas pela rede Telesat Lightspeed.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.